10+ Projeto Motor #16: as pistas mais legais em que a F1 nunca correu

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A F1 já teve em seu calendário oficial 73 circuitos diferentes desde 1950. Isso sem contar as corridas não válidas pelo campeonato. Muitas deles fazem falta ao público, outros passaram ou ainda estão recebendo a categoria sem causar muita saudade ou paixão.

Por outro lado, diversos belos traçados pelo mundo nunca tiveram a chance de sediar um GP. A equipe do Projeto Motor resolveu então selecionar as pistas mais legais dentro desta lista.

Não foi fácil. Na pesquisa surgiram até mesmo alguns autódromos que nem estão no mapa dos principais campeonatos, mas que possuem traçados muito interessantes e que possivelmente gerariam um bom apelo ao público.

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Ao selecionar as 10 que entrariam nesta lista, em uma votação entre os integrantes do comitê editorial, várias citadas ficaram de fora. Mas fique à vontade para discordar da nossa lista ou da ordem e deixar nos comentários a sua lista e opinião.

ATENÇÃO: importante ressaltar que foram considerados circuitos que nunca sediaram uma etapa válida pelo campeonato mundial. Alguns dos circuitos da lista chegaram a receber a F1 em períodos pré-Mundial ou em provas que não contavam pontos.

Vamos às 10 pistas mais legais que a F1 nunca realizou um GP válido pelo campeonato:

10º – PHILLIP ISLAND (AUS)

Extensão: 4.445 metros
Curvas: 12

phillip island

Quem acompanha a MotoGP com certeza gosta desta pista. O circuito australiano, além de ter um belo traçado, com curvas fluídas tanto de alta quanto de baixa, também apresenta um dos cenários de fundo mais belos do esporte a motor internacional. O local começou a receber corridas em 1928, com o GP da Austrália em estradas locais, mas passou a ter uma pista fechada mesmo apenas em 56. Desde 89, é sede da etapa australiana do Mundial de Motovelocidade, para inveja da turma das quatro rodas.

phillip island mapa

9º – ALGARVE (POR)

Extensão: 4.692 metros (com outras duas opções dependendo da categoria)
Curvas: 18

Algarve

O Circuito de Portimão na verdade já recebeu a F1 entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009 para testes. Concluído em 2008, o autódromo português é um complexo que detém, além da pista principal (com três versões), um kartódromo, traçado off-road e um hotel cinco estrelas que recebe convidados para eventos. Tem uma estrutura bastante moderna e um traçado com várias curvas fechadas e pontos de alta. Já recebeu categorias como GP2, World Series, FIA GT, Le Mans Series e o Mundial de Superbike. A administração privada passou por sérias dificuldades financeiras e hoje o autódromo está sob a tutela de uma empresa estatal.

Algarve mapa

8º – ENNA PERGUSA (ITA)

Extensão: 4.950 metros
Curvas: 16

ENNA PERGUSA

Bem no centro da Sicília, em torno do lago de Pergusa, próximo à bela cidade de Enna, foi construído em 1951 este circuito de alta velocidade, que aproveita muito das características naturais do local. No começo, era praticamente um oval, mas, com o tempo, algumas chicanes foram instaladas para diminuir a velocidade dos carros. Entre 1962 e 65, o autódromo recebeu a F1 em provas não válidas pelo campeonato e que foram batizadas de GP do Mediterrâneo. Nos últimos anos, o circuito passou por obras para poder receber homologação FIA e sediou provas do europeu de turismo.

ENNA PERGUSA mapa

7º – PAU (FRA)

Extensão: 2.760 metros
Curvas: 15

pau

Um dos traçados mais tradicionais do automobilismo internacional, o circuito de rua de Pau já foi sede do GP da França no período pré-II Guerra na década de 30. Corridas foram realizadas na região desde 1900. Seu asfalto ondulado, as ruas apertados do centro da cidade passando ainda por trechos de velocidade considerável já viraram uma tradição. Desde a década de 60, sempre esteve no calendário de categorias de base como F2, F3000 e F3 (essa ainda corre por lá) e chegou a receber o WTCC nos anos 2000.

pau mapa

6º – POTRERO DE LOS FUNES (ARG)

Extensão: 6.270 metros
Curvas: 22

POTRERO DE LOS FUNES

Outro circuito da lista que além do traçado legal possui como fundo um lindo cenário, no entorno do lago Potrero de los Funes, perto da cidade de San Luís. Trata-se de um circuito semipermanente, com um trecho passando por estradas locais. O desenho original foi bastante modificado, mas as características, contornando os obstáculos naturais locais continuam lá. A construção aconteceu em 1987, mas ele foi totalmente refeito em 2008 e, desde então, já recebeu provas do TC2000 e até mesmo do antigo FIA GT.

POTRERO DE LOS FUNES mapa

5º – ROAD ATLANTA (EUA)

Extensão: 4.088 metros
Curvas: 12

road atlanta

Localizado no estado da Geórgia, o circuito de Road Atlanta é um dos mais famosos mistos dos EUA. Inaugurado em 1969, hoje, é de propriedade da Nascar e sedia a Petit Le Mans, um novo clássico do endurance americano. Possui uma sequência de “S” bastante característica e a curva 12 em descida que também marca o autódromo.

ROAD ATLANTA  mapa

4º – ROAD AMERICA (EUA)

Extensão: 6.515 metros
Curvas: 14

ROAD America

Outro clássico do automobilismo americano, construído no final dos anos 40 e que recebe grandes eventos desde 1950. É mais conhecido no Brasil como Elkhart Lake, principalmente por conta da Indy, que correu lá entre 1982 e 2007 e voltou agora em 2016. Atualmente, a Nascar Xfinity e a IMSA também organizam etapas no autódromo. Foi o local de um grave acidente de Cristiano da Matta, em que o brasileiro atropelou um cervo. Seu traçado é celebrado por ter longos trechos de aceleração em meio a curvas de vários ângulos e com variação constante de relevo.

ROAD America mapa

3º – MACAU

Extensão: 6.120 metros
Curvas: 25

Macau Grand Prix 2012

Um dos circuitos de rua mais famosos do mundo e que sedia o GP local desde 1954. Em 1983, passou a receber uma etapa especial da F3, que recebe campeões nacionais e regionais de todo o mundo. Apesar de suas ruas estreitas e curvas apertadas, algumas em ângulos bastante fechados, o traçado possui trechos de alta velocidade em que os carros de F3 chegam aos 275 km/h. Vários dos grandes nomes da F1 dos últimos 35, incluindo Ayrton Senna e Michael Schumacher, venceram ou tentaram vencer a corrida.

macau mapa

2º – MOUNT PANORAMA (AUS)

Extensão: 6.213 metros
Curvas: 23

Bathurst 2

 

Mais conhecido simplesmente pelo nome de sua cidade, Bathurst, este circuito australiano, inaugurado em 1938, é famoso por ser um dos mais desafiadores do mundo. O traçado passa por vários trechos de estrada aberta que precisa ser fechada para as corridas e conta com um relevo com 174 metros de diferença entre os pontos mais baixo e mais alto. As velocidades são altas e os muros sempre muito próximos,  por isso, os acidentes não são raros. O primeiro trecho tem uma curva de 90 graus e uma longa reta a até que os pilotos chegam a um setor em subida, estreito, com curvas em sequência. A parte final novamente é de alta velocidade, em descida, passando pela famosa Reta Conrod. Entre seus eventos mais famosos estão as 12 Horas de Bathurst e a Bathurst 1000.

Bathurst mapa

1º – LAGUNA SECA (EUA)

Extensão: 3.602 metros
Curvas: 11

The Corkscrew at Mazda Raceway Laguna Sega

Quem nunca imaginou a F1 correndo em Laguna Seca? Isso quase aconteceu no final da década de 80, mas o autódromo acabou sendo preterido na briga com Phoenix, que passou a receber o GP dos EUA. Na época, suas instalações pequenas e modestas já se mostraram uma deficiência para os organizadores do Mundial e, muito por conta disso, dificilmente este evento acontecerá algum dia. Construído em 1957 no meio do deserto, o traçado é simples, porém, conta com um relevo que desafia os pilotos. O ponto mais emblemático, claro, é o Saca-Rolhas, um “S” com entrada cega em uma descida bastante íngreme. O circuito já recebeu categorias importantes como a Indy e IMSA e até mesmo a MotoGP.

LAGUNA SECA mapa

 

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Lucas Santochi

Mais um fanático da gangue que criou vínculo com automobilismo desde a infância. Acampou diversas vezes nas calçadas ao redor de Interlagos para assistir aos GPs e nunca esqueceu a primeira vez que, ainda do lado de fora do autódromo, ouviu o barulho de F1 acelerando pela reta. Jornalista formado em 2004, passou por redações na época da TV Band e Abril, teve experiência na área de assessoria de comunicação esportiva até chegar ao site especializado em esporte a motor Tazio, em 2010. Passou pelas funções de redator, repórter (cobrindo diversas corridas no Brasil e exterior de F1, Indy, WEC, Stock Car, entre outras) e subeditor até o final de 2013, quando o veículo encerrou suas atividades. Trabalhou ainda como redator do UOL Esporte em 2014 até que decidiu se juntar com os outros três membros do Projeto Motor para investir na iniciativa.

  • SuzukaDriver90

    Autopolis, Sugo Sportsland e Okayama. Autódromos Japoneses com excelentes traçados!

  • chutando o balde da sanidade, ilha de man, hehe

  • Tiraria Pau e Macau para colocar Virginia e Motegi

  • Vinicius Vianna

    Eu colocaria também Le Mans Bugatti e o novo Termas de Rio Hondo.