10+ Projeto Motor #7: as disputas mais insanas registradas em vídeo na F1

6

Acabou o carnaval, esta tradição sui generis tão aguardada e aproveitada pelos brasileiros. Hora de deixar o clima impudico e de festa para trás. Com a cabeça doendo, o fígado convalescente e o coração plangente, é hora de sair da fantasia e retornar à dura realidade. Mas calma! Não precisa ficar assim, tão lamentoso. Para deixar sua quarta-feira de cinzas mais aprazível, o Projeto Motor preparou um 10+ especial.

Prepare a pipoca e o fôlego, pois é bem provável que você passe os próximos 30 ou 40 minutos preso nesta página. O que mostraremos abaixo é uma compilação das 10 maiores disputas por posição já registradas em vídeo na história da F1. A lista, obviamente, segue uma escolha feita pelos membros do comitê editorial do site. Há brigas de todas as épocas e envolvendo os mais variados ases. É só descer a barra de rolagem e começar a assistir. No fim, se achar que esquecemos de mencionar alguma batalha, fique à vontade para deixar suas sugestões nos comentários. Confira:

10. Raikkonen vs. Montoya (GP da Alemanha de 2002)

Primeira volta do GP da Alemanha de 2002. Enquanto Michael Schumacher confirmava a pole position e desgarrava à frente, Juan Pablo Montoya iniciava uma disputa ferrenha com Kimi Raikkonen valendo o quarto posto. O embate durou 10 giros e, após tomar algumas fechadas peremptórias do jovem finês, o destemido colombiano enfim achou espaço para superá-lo num ponto pouco ortodoxo do novo Hockenheim.

9. Vettel vs. Alonso (GP da Inglaterra de 2014)

Não é todos os dias que temos seis títulos mundiais colocados à prova. Sebastian Vettel e Fernando Alonso, arquirrivais nas disputas pelos campeonatos de 2010 e 2012, encontraram-se restando menos de 10 passagens para o fim do GP da Inglaterra de 2014. Todos sabem como o espanhol é osso duro de roer, ainda mais em se tratando do algoz alemão. Pois Vettel teve de suar muito para superá-lo rumo ao quinto lugar, com direito a muitas lamúrias de ambos via rádio.

8. Schumacher vs. Hakkinen (GP da Bélgica de 2000)

Uma das ultrapassagens mais épicas de todos os tempos não veio sem sofrimento. Claudicando por um problema de pressão nos pneus, Michael Schumacher perdeu rendimento na parte final do GP da Bélgica de 2000 e viu seu grande adversário na batalha pelo tri, Mika Hakkinen, aproximar-se rapidamente. O finlandês tentou uma vez na frenagem à Les Combes, mas tomou uma fechada dura do germânico. Precisou de muita frieza e da ajuda do retardatário Ricardo Zonta para dar o troco no giro seguinte. Assista a partir da onboard no McLaren #1.

7. Senna vs. Prost vs. Schumacher (GP da Inglaterra de 1993)

Largada do GP da Inglaterra de 1993. Alain Prost, como quase sempre, partiu mal e viu Damon Hill assumir a dianteira. Pior do que isso, perdeu também a segunda colocação para o então inimigo Ayrton Senna. Se o brasileiro já era carne de pescoço em qualquer situação, contra o francês a brigava ganhava contornos pessoais. Michael Schumacher, que vinha logo atrás, entrou de gaiato neste “trielo” de gigantes.

6. Senna vs. Alesi (GP dos EUA de 1990)

Grande revelação da F1 em 1989, Jean Alesi iniciou a campanha sequente dando ainda mais pinta de que seria um dos grandes da história. Logo na etapa de abertura, em Phoenix, o francês liderou boa parte das voltas e deu um suadouro danado em ninguém menos do que Ayrton Senna até, com muito custo, enfim ceder a ponta ao paulistano na abertura da 35ª passagem.

5. Piquet vs. Senna (GP da Hungria de 1986)



Este é um duelo tão fantástico que foram necessários três vídeos para explicá-lo. Compatriotas e inimigos, Nelson Piquet e Ayrton Senna deixaram os demais competidores comendo poeira no famoso GP da Hungria de 1986. Mais do que praticar aquela que é considerada, por muitos, a maior ultrapassagem da história, o então bicampeão da Williams protagonizou outros dois momentos de se prender a respiração contra o prodígio da Lotus. Os vídeos estão inseridos em ordem cronológica.

4. Massa vs. Kubica (GP do Japão de 2007)

Após um início promissor, Felipe Massa viveu um fim de época de frustrações em 2007. Já fora da batalha pelo caneco, o brasileiro da Ferrari teve ao menos um motivo para sorrir no tempestuoso GP do Japão, realizado integralmente sob forte dilúvio. Na volta final, Massa e Robert Kubica foram ao limite, e até além, numa batalha memorável pelo sexto lugar. Confira a partir de câmera a bordo do carro vermelho #5.

3. Schumacher vs. Hill (GP da Bélgica de 1995)

Não são poucos os GPs da Bélgica que pregam peças nos competidores. Na edição de 1995, a chuva intermitente embaralhou todas as estratégias traçadas, a ponto de não se saber mais qual era o momento certo de parar para colocar pneus lisos ou de chuva. Michael Schumacher apostou em ficar na pista escorregadia com os slick e, por uma volta e meia, conseguiu a proeza de segurar Damon Hill, calçado com compostos sulcados, fechando a porta para cima do inglês de todas as formas possíveis e imagináveis.

2. Villeneuve vs. Arnoux (GP da França de 1979)

Uma das disputas mais lembradas pelos fãs da F1 envolveu o despirocado Gilles Villeneuve e o não muito menos doido René Arnoux. Nas voltas finais do GP da França de 1979, o canadense partiu para cima do francês a fim de lhe tomar a vice-liderança. O representante da Renault não se deu por batido e, então, ambos passaram a se digladiar como se não existisse amanhã. Em meio a inúmeras travadas, saídas de pista e “xis”, o arrojo insano do ferrarista falou mais alto.

1. Todo o GP da Itália de 1971

Até a adoção das primeiras chicanes e da abolição do trecho oval, Monza era um circuito que proporcionava as corridas mais parelhas da F1. Afinal, um giro era completado quase inteiro com pé cravado no acelerador. A edição de 1971 registrou nada menos do que 25 trocas de líder. Mais do que isso, permitiu que cinco pilotos chegassem à passagem derradeira absolutamente juntos, formando a chegada mais fantástica já vista nos Grand Prix.

Projeto Motor Entrevista #3: Claudio Carsughi, a lenda do jornalista esportivo

 Comunicar Erro

Projeto Motor

Automobilismo além da notícia!

  • Leandro Farias

    O vídeo do GP da Itália de 71 não tá rodando.

  • Alexander NotTheKing

    Esse vídeo do Schumacher vs Hakkinen em 2000 me fez lembrar do jogo GrandPrix 4, saudades.

  • Frank Rock
    • Leonardo Felix

      Ótimo link, Frank! Priorizamos o que tinha material em vídeo da disputa, mas certamente a lista do Crash.Net está bem rica.

      Valeu pela sugestão!

  • Gilberto Batista de Sousa

    Aquele briga Massa x Kubica hoje em dia iriam receber tantas punições, “que ficariam sem correr uns 2 ano” [zueira].

  • Gustavo Segamarchi

    Eu nem sabia dessa corrida disputada no circuito de Monza, mas acho que a ”briga” entre Senna e Piquet merecia o 1º lugar nessa lista.

    A F1 é unânime em dizer que essa foi a maior ultrapassagem de todos os tempos.

    Ultrapassar e fazer drift ao mesmo tempo é para poucos.