Assista a lances clássicos da F1 em qualidade impressionante

0

Com o crescimento incessante do YouTube, ficou mais fácil a vida do fã de automobilismo que quer assistir a corridas antigas da F1. Competições de várias décadas, de qualquer categoria, estão a um clique de distância, o que torna a plataforma uma rica biblioteca de conteúdo histórico das pistas.

No entanto, como a esmagadora maioria dos vídeos se trata de iniciativas individuais dos fãs, as imagens estão longe de serem perfeitas. Há o visível desgaste do tempo, além de limitações técnicas da digitalização dos velhos VHS –sem contar que muitos vídeos contam propositadamente com qualidade afetada para driblar os mecanismos de bloqueio do YouTube. Paciência.

Acompanhe o PROJETO MOTOR na redes sociais: Twitter | Facebook | YouTube

Mas há um canal que, de alguma forma, conseguiu publicar trechos com qualidade impressionante. The Fastlane disponibilizou momentos que marcaram história na F1 em grande resolução e alta taxa de frames por segundo, o que dá vida aos lances e proporciona ao internauta uma experiência de viagem no tempo. Vamos a alguns deles:

GP do Japão de 1989: duelo polêmico entre Senna e Prost

A luta pela primeira posição em Suzuka deu (e ainda dá) muito o que falar. Ayrton Senna, que precisava vencer para manter suas chances de título vivas, arriscou uma ultrapassagem sobre Alain Prost, que estava disposto a fazer de tudo para garantir o título naquele dia. Todos lembram do resultado da disputa…

GP do Japão de 1989: Senna volta à pista para “vencer”

A batida entre Senna e Prost dá polêmica. Enquanto rolam discussões no bastidores sobre o ocorrido, o brasileiro retorna dos boxes e vai à caça de Alessandro Nannini, que havia assumido a liderança. O vídeo mostra as voltas finais da prova.

LEIA TAMBÉM: A força do tapetão: dez GPs da F1 que não terminaram na bandeirada

GP da Inglaterra de 1993: briga histórica entre Senna, Prost e Schumacher

No começo da corrida de Silverstone, três dos maiores pilotos da história da F1 travaram uma briga marcante por posições. Senna partiu melhor que Prost e Schumacher para ficar à frente de ambos, tendo de resistir aos ataques ferrenhos em Silverstone. O tricampeão bem que tentou permanecer à frente, mas não conseguiu por muito tempo.

LEIA TAMBÉM: As dez disputas mais insanas registradas em vídeo na F1

GP da Espanha de 1991: Mansell passa Schumacher e Senna

Na estreia de Barcelona no calendário da F1, Mansell queria se aproximar de Senna e permanecer na luta pelo título. Para isso, precisou superar duas “carnes de pescoço” nas primeiras voltas: o jovem Schumacher, que fazia sua quarta corrida na F1, e o próprio Senna. O duelo com o brasileiro marcou por uma disputa lado a lado de prender a respiração.

GP do México de 1990: final eletrizante no Hermanos Rodríguez

Aconteceu de tudo nas voltas finais daquele GP do México. Prost, que estava em um de seus dias mais inspirados, obteve uma bela vitória partindo de 13º, com direito a ultrapassagem sobre Senna. Já Mansell precisou fazer aquela ultrapassagem sobre Berger para cruzar em segundo depois de rodar nas voltas finais.

LEIA TAMBÉM: O dia em que Prost engoliu seus adversários vivos no México

GP da Europa de 1995: Schumacher passa Alesi “na marra” para vencer

Alesi ficou perto de vencer por uma segunda vez na F1 naquela tarde em Nurburgring, quando acertou em cheio na estratégia de pneus. Contudo, ele não pôde resistir aos ataques de Schumacher, que estava em estado de graça e queria triunfar mais uma vez diante de sua torcida. Corrida importante para o alemão, que praticamente selou o bicampeonato nquele dia.

LEIA TAMBÉM: Schumacher mostrou em 95 que era “o cara” da F1 pós-Senna

GP da França de 1979: briga de foice entre Villeneuve e Arnoux

A temporada de 79 ganha um destaque maior no canal, mas esse momento se destaca. Jean-Pierre Jabouille conquistou a primeira vitória de um motor turbo na F1, enquanto que Gilles Villeneuve e René Arnoux travaram uma batalha assassina pelo segundo lugar.

GP do Japão de 1976: Hunt é campeão no aguaceiro em Fuji

Para terminar, o momento mais antigo desta lista. James Hunt sobreviveu à chuva forte para chegar em terceiro e conquistar seu único título mundial, enquanto que Niki Lauda se retirou da disputa. O vídeo mostra vários momentos daquela prova.

Assine o canal do Projeto Motor no YouTube!

 

 Comunicar Erro

Bruno Ferreira

Sempre gostou de automobilismo e assiste às corridas desde que era criança. A paixão atingiu outro patamar quando viu – e ouviu – um carro de F1 ao vivo pela primeira vez. Depois disso, o gosto pelas corridas acabou se transformando em profissão. Iniciou sua trajetória como jornalista especializado em automobilismo em 2010, no mesmo ano em que se formou, quando publicou seu primeiro texto no site Tazio. De lá para cá, cobriu GPs de F1 no Brasil e no exterior, incluindo duas decisões de título (2011 e 2012), além de provas de categorias como Indy, WEC, WTCC e Stock Car.