Barrichello sobre Donington-93, origem do McLaren de 1988, homenagem a Jim Clark e mais

0

O ano de 2018 chega ao fim, o que marca a conclusão da quarta temporada de existência do Projeto Motor. Nos últimos 12 meses, nos focamos em produzir um material informativo e diferenciado em frentes distintas, seja no aspecto histórico, técnico ou analítico sobre automobilismo.

Fique ligado em nossas redes sociais: 
Twitter – @projetomotor
Facebook – Projeto Motor
Youtube – Projeto Motor
Instagram – @projetomotor

Faremos, então, um compilado dos materiais de destaque que saíram no Projeto Motor em 2018. De hoje até o Réveillon, listaremos os textos e vídeos que recomendamos que você veja caso ainda não teve a oportunidade. Enquanto isso, estamos preparando o terreno para termos um 2019 ainda mais forte!

Confira a primeira parte abaixo:

Os fatores que influenciam um carro de F1

Engenheiro da Haas nos deu detalhes sobre o funcionamento de carro da F1 em diferentes condições

Um carro de F1 é concebido cuidadosamente para extrair o máximo de rendimento de todas as áreas do conjunto. Assim, o modelo acaba por ser bastante sensível aos fatores externos, como temperatura, vento e tipo de asfalto. Como tudo isso influencia no rendimento do carro? Um engenheiro da equipe Haas explicou tudo com detalhes, com exclusividade ao Projeto Motor.

Leia o texto na íntegra aqui

Uma homenagem a Dan Gurney

Janeiro marcou uma perda para o mundo do automobilismo: a lenda Dan Gurney faleceu. Muita gente pode não conhecer a história do americano e o impacto que ele teve no automobilismo, mas o Projeto Motor considera que se trata do nome mais completo da história das corridas de carro. Explicamos os motivos.

Leia o texto na íntegra aqui

Como a F1 já flertou com cockpits fechados no passado

A temporada de 2018 da F1 marcou a estreia do controverso halo, a proteção de cockpit que mudou o visual dos carros da categoria. A ruptura estética incomodou muita gente, já que rompe com um velho conceito dos carros de fórmula em ter as cabeças dos pilotos totalmente expostas. Mas é isso mesmo? Saiba que, no passado, a F1 já havia flertado com conceitos semelhantes…

Leia o texto na íntegra aqui

Depoimento exclusivo de Barrichello sobre Donington-93

25 anos se passaram desde a lendária corrida da F1 em Donington Park, o GP da Europa de 1993. Aquela se tratou de uma das vitórias mais marcantes de Ayrton Senna, mas também viu Rubens Barrichello dando seus primeiros sinais de destaque na categoria. Conversamos com o veterano sobre a ocasião e abordamos o desafio técnico daquela prova – como o impasse da Jordan sobre o câmbio do carro, a famosa pane seca e muito mais.

Pitstop, a prática renegada que transformou a F1

 

Na F1 moderna, é praticamente impossível imaginar como seriam os GPs sem pitstops. O que era uma prática marginal nas corridas dos anos 50 se tornou um fator indispensável, sendo que a evolução em reabastecimento, troca de pneus e procedimentos é visível. Explicamos, então, como isso se desenvolveu com o passar das décadas.

Leia o texto na íntegra aqui

Murray x Nichols: quem é o pai do McLaren MP4/4?

Três décadas se passaram desde a esmagadora temporada da McLaren em 1988. Naquele ano, a equipe inglesa chegou perto da perfeição ao combinar dois pilotos geniais em Ayrton Senna e Alain Prost, o soberano motor Honda e um chassi impecável. Mas quem merece a maior parcela dos créditos pelo modelo MP4/4: Gordon Murray ou Steve Nichols? Analisamos em detalhes.

Leia o texto na íntegra aqui

As cicatrizes que a morte de Senna deixou nos circuitos

A trágica perda de Ayrton Senna foi um dos acontecimentos mais impactantes da F1 moderna. Isso, naturalmente, provocou uma série de medidas de emergência, o que afetou a categoria de imediato. Isso inclui diversas mudanças nos circuitos, sendo que muitas pistas nunca mais foram as mesmas depois daquele fatídico fim de semana em Ímola.

Leia o texto na íntegra aqui

Como Jim Clark se tornou um dos gigantes da F1

A morte de Jim Clark completou 50 anos em 2018. Mesmo após meio século de sua perda, o escocês segue estabelecido como uma das figuras mais notórias da história do esporte a motor. Como um filho de fazendeiros chegou a tal status de “divindade” do esporte?

Leia o texto na íntegra aqui

 Comunicar Erro

Projeto Motor