Corridas classificatórias aos sábados na F1? | Debate Motor #179

0

Dirigentes da F1, FIA e equipes estão estudando a possibilidade uma mudança radical na forma de definir o grid de largada da categoria a partir de 2020. Ou pelo menos de fazer um teste em algumas provas. Minicorridas aos sábados, cujo resultado serviria para pontar as posições para a largada do GP.

Corridas classificatórias não são uma novidade no automobilismo. Elas são usadas há tempos em diversos campeonatos. Ainda são, inclusive, bastante utilizadas em campeonatos importantes de kart, por exemplo. A F1, porém, nunca nem passou perto de adotar algo assim.

A ideia que está sendo discutida é de competições de cerca de 100 km, pouco menos de um terço da distância de uma corrida normal da F1. O grid dessas corridas classificatórias seria formado por uma tomada de tempos na sexta-feira à tarde ou sábado pela manhã.

O objetivo principal de tudo isso é aumentar o entretenimento do público tanto no autódromo quanto nas transmissões também no sábado, e não deixar as atenções apenas para o último dos três dias do evento que compõe um GP de F1.

Quais as vantagens e desvantagens de um sistema assim? Existe a necessidade de mudança para a sessão classificatória na F1? O que mudaria em termos esportivos e no show para os fãs da categoria? Quais são as opções que os dirigentes podem considerar?

Fique ligado em nossas redes sociais: 
Twitter – @projetomotor
Facebook – Projeto Motor
Youtube – Projeto Motor
Instagram – @projetomotor

Todo este cenário formulado pelas últimas notícias sobre a mudança foi analisado no Projeto Motor desta quinta-feira, programa gravado, mas que, assim como todas as semanas, é publicado no nosso canal no Youtube às 21 horas.

Você pode participar deixando perguntas na caixa de comentários do vídeo no Youtube, aqui no site ou nos enviando em nossas redes sociais que a equipe do Projeto Motor vai responder.


 Comunicar Erro

Projeto Motor