Doc da F1, recuperação de Wickens, protetor de cockpit da Indy: o que vimos de legal na semana

0

Com o automobilismo internacional aos poucos voltando às atividades, em especial a F1, temos a cada semana do ano mais material bacana e notícias que chamam a atenção dos fãs do esporte a motor.

Fique ligado em nossas redes sociais: 
Twitter – @projetomotor
Facebook – Projeto Motor
Youtube – Projeto Motor
Instagram – @projetomotor

Esta semana, tivemos bastante movimentação com os testes da F1 e da MotoGP, novidades na Indy, primeira corrida da temporada da Nascar, além de outras novidades legais do automobilismo em geral que merecem entrar em nossa compilação semanal de coisas interessantes, curiosas e informativas que encontramos na internet

Vamos lá!

Trailer do documentário da F1

Durante a temporada de 2018, uma equipe do Netflix produziu, em parceria com a F1, uma série em formato de documentário de bastidores da categoria que será lançado na plataforma de streaming no dia 8 de março.

“Formula 1: Drive to Survive” (“Fórmula 1: Pilotar para sobreviver”, em tradução livre) tem como produtor executivo James Gay-Rees, que também produziu o documentário “Senna”, de 2010. A série terá 10 capítulos e focará nos bastidores, mostrando muito da tensão a qual pilotos e equipes são colocados durante o campeonato, além de trazer à tona a questão dos riscos de acidentes e lesões.

Nesta semana, foi lançado o primeiro trailer da série. Confira aqui:

Em nossa cobertura da pré-temporada de 2019, o Projeto Motor já confirmou que o Netflix está trabalhando antes mesmo do lançamento desta série em uma nova temporada para 2020. Uma equipe de produção trabalha em Barcelona durante os testes coletando imagens.

Se liga nestas imagens onboard com Ricciardo

Durante o shakedown do modelo R.S.19, a Renault colocou uma câmera no capacete de Daniel Ricciardo, que deu suas primeiras voltas com um carro da equipe da montadora francesa.

O resultado ficou bem interessante com imagens bem próximas da visão dos pilotos enquanto pilotam um carro da F1. Vale conferir:

Wickens mostra recuperação incrível e fica em pé

Robert Wickens segue demonstrando toda sua força de vontade em sua recuperação do grave acidente que sofreu nas 500 Milhas de Pocono do ano passado, pela Indy. Nesta semana, ele publicou um comovente vídeo em suas redes sociais, em que ao lado de sua noiva, ele consegue se levantar da cadeira de rodas e ficar em pé.

O canadense avisou que seu objetivo é conseguir estar apto para uma dança com a futura esposa na cerimônia de casamento, marcada para o próximo setembro.

Para quem não se lembra, Wickens sofreu lesão na medula espinhal, pulmonar, fraturas na coluna torácica, tíbia e fíbula das duas pernas, mãos costelas.

Relembre o grave acidente:

O “meio halo” da Indy

Depois de realizar estes com o para-brisa como forma de proteger a cabeça do piloto no cockpit, a Indy anunciou que seus carros irão utilizar uma solução que ainda não tinha sido vista em nenhum projeto de nenhuma categoria antes.

Trata-se de uma pequena peça de 7,5cm de altura e 2cm de largura que ficará centralizada à frente do cockpit. Convenhamos, parece até mesmo uma simples base do halo, sem a parte que passa por cima da cabeça do piloto. O novo dispositivo passará a estar nos modelos Dallara da categoria a partir da próxima 500 Milhas de Indianápolis, em maio, e para o restante da temporada.

Protetor de cockpit da Indy (Imagem: IndyCar/Divulgação)

Segundo o comunicado da Indy, o halo chegou a ser considerado uma opção, porém, ele não se encaixa no carro atual e por isso acabou sendo, por enquanto descartado. O para-brisa, que chegou a ser testado por diversos pilotos e se mostrou mais popular com os fãs pelo visual do que o equipamento escolhido pela F1, demonstrou alguns problemas durante testes e por isso também ficou de lado.

O Big One da Nascar de diversos ângulos

Quem gosta de Nascar não esconde: um grande acidente como os Big Ones, característicos de circuitos como Daytona e Talladega, são sempre um atrativo visual para a categoria, desde que não causem problemas de segurança.

Na Daytona 500 do último final de semana tivemos um desses strikes em grandes proporções cujas imagens correram o mundo por envolver diversos carros. Durante a semana, a Nascar liberou imagens mostrando o acidente de diversas câmeras onboard:

Parabéns, Doutor!

Em celebração aos 40 anos de Valentino Rossi, um dos maiores pilotos da história da motovelocidade, a MotoGP publicou nesta semana alguns vídeos bem legais sobre o heptacampeão italiano.

Entre eles, dois nos chamaram a atenção, com um resumo da carreira de Rossi nas três divisões da MotoGP, com imagens de suas principais conquistas e feitos, e outro espetacular com as 40 ultrapassagens mais impressionantes de sua carreira. Confira:

Mazda RX-7 desaparecido é encontrado 35 anos depois

Olha só que legal: um Mazda 254i, carros de corrida baseados no RX-7, desenvolvido especialmente para correr em Le Mans e estava desaparecido há 35 foi encontrado em um galpão de uma prefeitura de uma pequena cidade do interior do Japão.

O modelo foi desenvolvido pela marca para as 24 Horas de Le Mans de 1982. Apenas dois carros foram produzidos pela Mazda, porém, após um desempenho decepcionante, o projeto foi abandonado.

A marca então levou os dois carros de volta ao Japão para eles correrem em campeonatos nacionais. Um dos 254i foi perdido em um acidente. O outro não era visto desde os 1.000 Quilômetros de Fuji de 1984.

Segundo informações do site japonês Best Cars Web, a Mazda já encomendou uma restauração do carro reencontrado e possivelmente deve inscrevê-lo em provas de carros clássicos.


 Comunicar Erro

Projeto Motor