Focou no futebol? Veja o que publicamos durante a Copa do Mundo

0

Sabemos que grande parcela dos nossos leitores é amante incondicional do esporte a motor. No entanto, é compreensível se você, em algum momento deste último mês, não acompanhou os acontecimentos das corridas com tanto afinco por dar preferência aos da Copa do Mundo. Por mais que nós não nos desliguemos da F1, também reconhecemos que o torneio é uma ocasião e tanto para seguir de perto.

Se você se encaixa neste caso, dedicamos este post a você. O mundo do automobilismo não parou durante a realização das 64 partidas na Rússia, então trazemos aqui um resumo do que o Projeto Motor produziu neste último mês!

Tem piloto feliz da vida com o desfecho da Copa...
Tem piloto feliz da vida com o desfecho da Copa…

Cobertura em Le Mans

Logo nos primeiros dias da Copa, também foi realizada mais uma edição das 24 Horas de Le Mans. A corrida contou com uma já esperada vitória de Fernando Alonso e da Toyota, embora os eventos vão além de simplesmente isso.

Acompanhe o PROJETO MOTOR na redes sociais: Twitter | Facebook | YouTube

O Projeto Motor acompanhou a corrida francesa de perto em mais uma cobertura e trouxe duas entrevistas exclusivas em vídeo: primeiro, falamos com Felipe Nasr, que fez sua estreia em Le Mans e fez uma análise geral sobre sua carreira; depois, conversamos com Jenson Button, que também analisou sua fase de transição às corridas de endurance.

São dois papos que certamente recomendamos caso você ainda não tenha tido a chance de assistir:

Alonso, por sua vez, viveu um período de grandes contrastes. Depois de vencer em Le Mans, o espanhol retornou à dura realidade na F1, onde a McLaren passa por momento atribulado. O que podemos concluir da fase da carreira do bicampeão? Analisamos tudo isso no Debate Motor #123:

Reportagens especiais

Engenheiro da Haas nos deu detalhes sobre o funcionamento de carro da F1 em diferentes condições
Engenheiro da Haas nos deu detalhes sobre o funcionamento de carro da F1 em diferentes condições

Além da cobertura in locode uma das maiores provas do calendário das pistas, também continuamos com nossos materiais habituais sobre diversos assuntos. Alguns destaques foram:

– Vento, temperaturas, asfalto e etc: quais são os fatores externos que influenciam no desempenho de um carro de F1? Engenheiro da Haas explicou ao Projeto Motor (confira aqui);

– A Volkswagen demoliu o recorde da tradicional prova de subida de montanha em Pikes Peak – e com um veículo elétrico. Como isso foi possível? Explicamos aqui;

– O safety car virtual continua interferindo no andamento das provas da F1 e bagunçando as estratégias. Do que isso se trata e por que há essa tendência? Explicamos aqui;

– Fomos acompanhar de perto a largada das Mil Milhas Históricas e trazemos detalhes de algumas das obras de arte que participaram da prova. Assista aqui

– Fizemos um tour em uma miniexposição da Porsche e mostramos alguns dos modelos mais legais da marca que estão no Brasil. Assista aqui

– Max Verstappen e Charles Leclerc, dois dos maiores astros em ascensão da F1, parecem próximos de reeditar os duelos de uma antiga rivalidade no kart. Contamos aqui

Período de maratona para a F1

Nestas últimas semanas, a F1 realizou nada menos do que três etapas, o que deixou o campeonato bastante embolado – já que a liderança da tabela se alternou entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton.

Foi a primeira vez da história em que a F1 realizou três corridas em três fins de semana consecutivos. Na primeira delas, a F1 voltou a Paul Ricard (algo que não acontecia há muito tempo, quando a categoria era muito diferente) e viu Hamilton levar a melhor, enquanto que Vettel teve corrida conturbada.

Porém, o jogo virou em seguida: Hamilton quebrou na Áustria, em prova dominada por Max Verstappen, enquanto que Vettel se sobressaiu em grande corrida em Silverstone para abrir distância na ponta do campeonato. Contudo, a disputa ainda está bastante em aberto para o restante da temporada.

Discutimos todos os principais acontecimentos do período em nossas edições do Bate-Pronto:

 Comunicar Erro

Bruno Ferreira

Sempre gostou de automobilismo e assiste às corridas desde que era criança. A paixão atingiu outro patamar quando viu – e ouviu – um carro de F1 ao vivo pela primeira vez. Depois disso, o gosto pelas corridas acabou se transformando em profissão. Iniciou sua trajetória como jornalista especializado em automobilismo em 2010, no mesmo ano em que se formou, quando publicou seu primeiro texto no site Tazio. De lá para cá, cobriu GPs de F1 no Brasil e no exterior, incluindo duas decisões de título (2011 e 2012), além de provas de categorias como Indy, WEC, WTCC e Stock Car.