Na Tela #15: Quando grandes astros da F1 atual surgiram para o estrelato

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Todo piloto que hoje possui seu espaço na F1 precisou passar por um caminho penoso no início de sua carreira. Aqueles que estão garantidos em posição de destaque no principal certame do planeta seguramente ralaram muito nas divisões de base, quando cada corrida representa uma chance para brilhar e mostrar ao mundo seu devido valor.

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Assim, todo competidor eventualmente precisa ter o seu desempenho de ruptura, quando uma atuação faz com que ele deixe de ser apenas “mais um” e passe a ter sobre si todos os holofotes. Este é o tema do Na Tela #15, com imagens de grandes apresentações de pilotos da F1 em início de carreira.

Infelizmente, não encontramos registros em vídeo de algumas ocasiões importantes, como, por exemplo, a irretocável temporada de Sebastian Vettel na F-BMW Alemã em 2004, quando o piloto venceu 18 de 20 corridas disputadas. Mesmo assim, separamos um material para você conferir como eram os astros da F1 atual antes de se tornarem estrelas de fato.

LEWIS HAMILTON – F3 EUROPEIA, 2005, E ISTAMBUL, 2006

Protegido pela McLaren desde cedo, Lewis Hamilton sempre foi considerado um diamante bruto. Mas foi em 2005, em sua segunda temporada da F3 Europeia, que todos tiveram a certeza de que o inglês era, de fato, um dos grandes talentos que estavam próximos de explodir.

Em 20 corridas, Hamilton obteve 15 vitórias, o que se torna ainda mais impressionante levando em conta o fortíssimo grid da categoria – Sebastian Vettel, Lucas di Grassi, Adrian Sutil e Paul di Resta, para citar apenas alguns, competiram naquele ano. Com tantas apresentações de gala, fica difícil separar apenas uma prova. Portanto, confira abaixo um resumo de toda a temporada da F3 Europeia de 2005 (total de 11 partes):

Em 2006, em seu primeiro ano da GP2, Hamilton teve uma atuação que até hoje é tida como uma de suas mais competitivas. Depois de rodar e cair para o fundo do pelotão na corrida complementar na Turquia, o inglês teve uma recuperação fantástica e terminou em segundo. Ali, o piloto mostrou que, além de velocidade, também tinha poder de recuperação de agressividade de sobra.

FERNANDO ALONSO – SPA-FRANCORCHAMPS, 2000

Em sua última corrida antes de subir à F1, Fernando Alonso obteve a vitória que lhe faltava para consagrar sua promoção à principal categoria do mundo: um triunfo em Spa-Francorchamps na F3000, a principal divisão de acesso do automobilismo.

O espanhol, à época com 19 anos, teve direito a “barba, cabelo e bigode”, com pole position, volta mais rápida e vitória de ponta a ponta. Assista à prova, que teve a participação de nomes como Mark Webber, Justin Wilson e Sébastien Bourdais, além dos brasileiros Ricardo Maurício, Enrique Bernoldi, Mário Haberfeld, Jaime Melo Jr e Bruno Junqueira, que se sagrou campeão da F300 naquela corrida (parte 1 de 4).

MAX VERSTAPPEN – VARENNES, 2013, E ZANDVOORT, 2014

Garoto sensação da F1, Max Verstappen impressiona desde muito cedo no mundo das corridas. Em 2013, com apenas 15 anos, o holandês brilhou no Mundial de Kart na classe KZ, realizado em Varennes, na França. Na ocasião, Verstappen triunfou diante de concorrência de peso, que contava como nomes como Marco Ardigò, Davide Forè, Charles Leclerc e Sauro Cesetti – o mesmo que já derrotou, em uma tacada só, Michael Schumacher, Lewis Hamilton e Nico Rosberg.

Já nos monopostos, Verstappen teve sua primeira vitória de destaque em maio de 2014, na etapa de Hockenheim da F3 Europeia. Contudo, foi em Spa-Francorchamps, em junho, que o piloto começou a atrair os holofotes: iniciou ali uma sequência de seis vitórias consecutivas.

DANIEL RICCIARDO – SILVERSTONE, 2009

Daniel Ricciardo levou sem grandes sustos o título da F3 Inglesa, incluindo diversas atuações dominantes. Mas foi na rodada de Silverstone, em agosto, que o australiano provou de vez que estava em outro nível. Registrou a pole, fez uma sequência de voltas mais rápidas e venceu com sobras.

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Bruno Ferreira

Sempre gostou de automobilismo e assiste às corridas desde que era criança. A paixão atingiu outro patamar quando viu – e ouviu – um carro de F1 ao vivo pela primeira vez. Depois disso, o gosto pelas corridas acabou se transformando em profissão. Iniciou sua trajetória como jornalista especializado em automobilismo em 2010, no mesmo ano em que se formou, quando publicou seu primeiro texto no site Tazio. De lá para cá, cobriu GPs de F1 no Brasil e no exterior, incluindo duas decisões de título (2011 e 2012), além de provas de categorias como Indy, WEC, WTCC e Stock Car.