Na Tela #6: os bastidores da última temporada de Senna na McLaren

1

A campanha da McLaren na temporada 1993, a última com Ayrton Senna como piloto nº 1, é o tema da seção Na Tela desta sexta-feira (18).

Exibido originalmente na BBC em novembro e dezembro de 1993, a minissérie The Team: A Season with McLaren é um belo registro dos bastidores da equipe de Woking em uma de suas épocas mais controversas.

Mostra, por exemplo, o descontentamento de Senna com o motor Ford ao longo do campeonato, o fracasso da aposta do time em Michael Andretti, o campeão da Indy, e a lenta ascensão do novato Mika Hakkinen ao posto de titular. Tudo isso intercalando com imagens exclusivas de treinos livres, qualificações e corridas daquele campeonato.

CONFIRA TAMBÉM:
– Cinco documentários que todo fã de automobilismo deve assistir
– McLaren chega a 50 GPs sem vitória; até onde vai o jejum?

Também bastante ativo na minissérie é o antigo chefe executivo de Woking, Ron Dennis. Ao longo dos sete capítulos de A Season with McLaren, Dennis fala não apenas sobre os problemas internos do time e sua relação com Senna, Andretti e Hakkinen como aborda os aspectos operacionais de um fim de semana de GP – as orientações de rádio ao piloto, a escolha tática para uma determinada corrida, etc.

Cada um com cerca de 30min, os episódios são narrados pelo ator britânico Tim Pigott-Smith. Confira a playlist dos vídeos abaixo e volte ao mundo da F1 no início dos anos 90.

 Comunicar Erro

Lucas Berredo

Natural de Belém do Pará, tem uma relação de longa data com o automobilismo, uma vez que, diz sua família, torcia por Ayrton Senna quando sequer sabia ler e escrever. Já adolescente, perdeu o pachequismo e passou a se interessar pelo estudo histórico do esporte a motor, desenvolvendo um estranho passatempo de compilar matérias e dados estatísticos. Jornalista desde os 18 anos, passou por Diário do Pará e Amazônia Jornal/O Liberal, cobrindo primariamente as áreas cultural e esportiva como repórter e subeditor. Aos 22, mudou-se para São Paulo, trabalhando finalmente com automobilismo no site Tazio, onde ficou de 2011 até o fim de 2013. Em paralelo ao jornalismo, teve uma rápida passagem pelo mercado editorial. Também é músico.