Não acontecem mais grandes batalhas na pista na F1 atual? Rolam sim…

0

É normal ouvirmos que na F1 atual não existe mais espaço para grandes brigas roda-a-roda, em que os pilotos se espremem e batalham por uma posição. Bem, a verdade não é bem essa.

Podemos discutir por dias o assunto. Existe um ponto bastante polêmico que atrapalha as disputas nas freadas que é o artifício da asa móvel. Se por um lado ele aumentou – e muito – o número de ultrapassagens, ele praticamente sepultou a chance de uma boa defesa ao final das retas por conta da grande diferença de velocidade.

E a verdade é que os fãs querem mais que simples trocas de posições, querem manobras apertadas, difíceis, que às vezes demoram voltas, que precisam de mais de uma tentativa para serem completadas ou que em muitos casos, não chegam a acontecer, mas que geram belas pegas, independente do resultado final.

Por outro lado, afirmar que não vemos mais isso na F1 ou que virou uma grande raridade é pouco de exagero. Ok, não tem acontecido em toda prova, mas as batalhas rolam e devem ser valorizadas. E para provar isso, compilamos algumas das melhores brigas dos últimos dois anos na categoria. Só de 2014 para cá.

Importante ressaltar que por “batalha” ou “briga” levamos em conta não penas boas manobras de ultrapassagem, mas lances em que existiu em algum momento alguma chance ou tentativa de resistência.

Infelizmente, por conta dos direitos da FOM, o Youtube não contém todos esses episódios editados exatamente da forma como gostaríamos. Em alguns casos, eles estão perdidos nos arquivos. Mas vale aqui a lembrança:

Vestappen x Rosberg – GP do Canadá de 2016

Começamos com uma recente. O vídeo não mostra toda a briga, mas vale lembrar as várias defesas que Verstappen fez para evitar o ataque de Rosberg até o que o alemão, no finalzinho… Bem, assiste aí:

Alonso x Vettel x Raikkonen – GP da Alemanha de 2014

Um briga entre três pilotos que durou bons segundos, com o finlandês sendo engolido pelos rivais em Hockenheim. Não faltaram toques entre os três campeões.

Massa x Bottas – GP da Malásia de 2015

Uma grande briga entre os companheiros de Williams que terminou em uma bela ultrapassagem, já no final da prova. A melhor parte está a partir de 1min30s do vídeo:

Massa x Ericsson – GP do Canadá de 2015

Massa foi para cima de Ericsson, que surpreendeu ao tentar se defender. No final, o brasileiro conseguiu completar a ultrapassagem, mas o sueco com certeza deu mais brilho à manobra do piloto da Williams ao dificultar ao máximo. O ápice da briga está em 4min47s do vídeo:

Raikkonen x Button – GP do Brasil de 2014

Essa é daquelas brigas que muitas vezes passam despercebidas em uma corrida e que ninguém lembra algum tempo depois. Mas são pelo menos duas voltas em que os dois campeões do mundo chegam a ficar lado-a-lado, com boas defesas do finlandês.

Vettel x Alonso – GP da Inglaterra de 2014

Diferente da briga anterior, essa é daquelas que com certeza muita gente lembra. Dois dos melhores pilotos dos últimos 10 anos da F1 em uma dura briga por posição que dura várias curvas. O filé mignon rola a partir de 3min00s do vídeo:

Button x Maldonado – GP da China de 2015

Brigar com Maldonado nunca foi das coisas mais confortáveis para os rivais e normalmente acabava em alguém fora da pista. Desta vez, porém, o venezuelano dificilmente pode ser apontado como culpado pelo acidente. De qualquer forma, as duas voltas anteriores à batida são de muita ação entre o piloto da Lotus e Button, com uma participação importante de Fernando Alonso, logo atrás.

Hamilton x Rosberg – GP do Bahrein de 2014

A briga entre os dois pilotos da Mercedes nesta edição da prova de Sakhir é provavelmente uma das grandes batalhas não só dos últimos anos na F1, mas das últimas décadas. O inglês, com pneus mais duros e lentos no final da prova, segurou de maneira espetacular o companheiro, apesar dos compostos mais rápidos de Rosberg. Uma verdadeira demonstração de perícia ao volante em um dia realmente inspirado de Hamilton. A melhor parte está a partir de 53 segundos do vídeo:

Bônus track 1
Verstappen x Nasr – GP da Bélgica de 2015

Vale a menção: Nasr até tenta evitar a ultrapassagem do ousado holandês, mas a ultrapassagem é sensacional.

Bônus track 2
Verstappen x Pérez – GP do Brasil de 2015

Sim, em sua curta carreira até o momento, Verstappen já está se notabilizando por grandes ultrapassagens. E vale mais esta menção: Pérez tenta segurar a posição em Interlagos, mas…

 

Lembrou de mais alguma grande briga dos últimos dois anos que não citamos aqui? Coloca nos comentários que a gente inclui na lista.

 

Debate Motor #34: qual é o melhor destino para Massa em 2017?

 Comunicar Erro

Lucas Santochi

Mais um fanático da gangue que criou vínculo com automobilismo desde a infância. Acampou diversas vezes nas calçadas ao redor de Interlagos para assistir aos GPs e nunca esqueceu a primeira vez que, ainda do lado de fora do autódromo, ouviu o barulho de F1 acelerando pela reta. Jornalista formado em 2004, passou por redações na época da TV Band e Abril, teve experiência na área de assessoria de comunicação esportiva até chegar ao site especializado em esporte a motor Tazio, em 2010. Passou pelas funções de redator, repórter (cobrindo diversas corridas no Brasil e exterior de F1, Indy, WEC, Stock Car, entre outras) e subeditor até o final de 2013, quando o veículo encerrou suas atividades. Trabalhou ainda como redator do UOL Esporte em 2014 até que decidiu se juntar com os outros três membros do Projeto Motor para investir na iniciativa.