Pilotos Red Bull na neve, Petrobras repensando F1, Indy em Austin: o que vimos de legal na semana

0

Semanalmente, o Projeto Motor publica um compilado com coisas interessantes, curiosas e informativas que encontramos na internet sobre o mundo do automobilismo.

Fique ligado em nossas redes sociais: 
Twitter – @projetomotor
Facebook – Projeto Motor
Youtube – Projeto Motor
Instagram – @projetomotor

Sabe aquele vídeo bacana, aquela foto curiosa que você viu rolando por aí e quer espalhar para os outros? Este será o foco deste espaço. Por isso, então, pedimos a sua participação! Mande para a gente a sua sugestão que será muito bem-vinda!

Então, vamos lá!

Lançamentos. Lançamentos. LANÇAMENTOS!

Chegamos naquela fase do ano em que, cheio de saudade da F1, nos deliciamos com simples eventos em que os novos carros das equipes da categoria são lançados.

Muitas vezes nem são os modelos que irão para a pista mesmo, mas só de vermos as mudanças nas pinturas, pilotos que trocaram de time com seus novos macacões e fotos das máquinas, já nos empolgamos.

Nesta semana, não faltaram novidades e o Projeto Motor está acompanhando tudo. Para ficar ligado, é só acompanhar nossa nota de lançamentos que é atualizada a cada novo carro revelado.

E claro que na era dos vídeos e redes sociais na internet, as equipes capricham nas apresentações para o público. Como, por exemplo, esta onboard que acompanha o pentacampeão Lewis Hamilton, com direito a áudio do piloto vibrando de alegria, no shakedown do novo W10:

Também vale destaque para as primeiras voltas do primeiro modelo da Red Bull equipado com motor Honda, que andou com Verstappen no circuito de Silverstone:

Dupla da Red Bull na neve

Antes de começar o trabalho para valer, a Red Bull levou seus jovens pilotos Pierre Gasly e Max Verstappen para brincarem um pouco com kart. Sim, sabe aquela corridinha de começo de temporada para soltar um pouco os músculos, colocar os reflexos em dia e tal?

Só que claro que a coisa não poderia ser tão simples assim. Então, que tal um desafio de kart na neve do inverno europeu? A Red Bull colocou a dupla numa pista de gelo na Holanda, país natal de Verstappen. Olha só o que deu:

Patrocínio brasileiro em perigo?

Matéria do jornalista Demétrio Vecchioli no blog “Olhar Olímpico”, do portal UOL, revela que o patrocínio da Petrobrás na McLaren, que envolvia fornecimento de combustível e lubrificantes a partir de 2019, está sendo reavaliado pelo novo governo brasileiro.

McLaren carrega a marca da Petrobrás na capa do motor desde 2018. (Foto: McLaren/Divulgação)

Segundo a reportagem, o Ministro das Cidadania, Osmar Terra (MDB), que englobou os antigos Ministérios do Esporte da Cultura e do Desenvolvimento Social, conversou com os novos presidentes de cinco grandes estatais que investem em patrocínios esportivos para explicar que a administração de Jair Bolsonaro quer o foco desta verba no Bolsa Atleta. Sendo assim, ele teria deixado claro que o alto investimento na F1 não faz sentido para o governo.

O colunista Lauro Jardim, de O Globo, informou nesta semana que o contrato é de 10 milhões de libras [cerca de 48 milhões de reais]ao ano, também noticiando que a Petrobras pretende rompê-lo.

Bom lembrar que a contratação do piloto brasileiro Sergio Sette Câmara para piloto de testes da McLaren teve influência do patrocínio da petroleira brasileira.

Indy em Austin

O Circuito das Américas, em Austin, foi construído em 2012 especificamente para receber a F1. O primeiro autódromo nos Estados Unidos idealizado para receber a categoria.

Claro que durante o resto do ano, quando não está recebendo o Mundial, ele precisa seguir com atividades, e assim já recebeu diversos campeonatos muitos importantes como o WEC, a IMSA e até mesmo a Supercars Australiana (ex-V8).

A partir de 2019, a pista texana passa a receber a principal categoria de monopostos americana: a Indy. Há quem diga que até demorou demais para isso acontecer. E nesta semana, pilotos do certame tiveram a oportunidade de testar no novo traçado em uma sessão transmitida ao vivo pelas redes sociais da Indy.

Entre os destaques dos vídeos, vale conferir esta onboard com o pentacampeão da categoria, Scott Dixon:

Também curtimos esta câmera no bico do carro:

Não podemos deixar de lado um carro que nos chamou a atenção pela beleza. Adoramos a pintura cromada do carro de Santino Ferrucci, da Dale Coyne. Quem aí curtiu também?

Ah, claro: quem fez o melhor tempo após dois dias de testes foi o estreante Colton Herta, da equipe Harding, com 1min46s625. Hélio Castroneves, de Penske, ficou em terceiro com 1min47s694, Matheus Leist terminou em 22º e Tony Kanaan em 25º (último), ambos da AJ Foyt.

Desafio das previsões

O blog inglês “Lights Out” está fazendo um desafio aos seus leitores para que eles mandem três previsões mais ousadas para a temporada 2019 da F1.

Bem, nós do Projeto Motor gostamos da ideia e resolvemos fazer o mesmo com nossos seguidores. Lançamos o desafio no Youtube, Facebook, Twitter e Instagram. Você pode participar nos links onde preferir.

Hamilton vem forte de novo? Como estará a Ferrari? Leclerc incomodará Vettel? Como será a Red Bull com motor Honda? O que esperar da Renault? McLaren e Williams ressurgem?

Seguem algumas das respostas enviadas até o momento que achamos mais interessantes:

Twitter:

Instagram:

gugasboy10

1. Kimi Raikkonen ganhando um GP pela Sauber
2. Hulkenberg ganhando um GP
3. Pódio da Williams

eduazeredo

Ocon pilota pela Mercedes esse ano / Hulkenberg faz um pódio / Kvyat faz um pódio

rafaelschelb

1-Vitória da Alfa Romeo, 2-Renault na briga pelo título, 3-Vitória do Leclerc

luccarabello

1- Leclerc Campeão 2- Renault vai pro pódio com seus pilotos 3- Kimi vai pro pódio 4 vezes

pedroesth88

1- LeClerc vice, disputando a posição contra Max.
2- Vettel anuncia aposentadoria depois de um frustrante 4o lugar.
3- Renault vence com Hulkenberg o caótico GP da França.

Youtube

-Pelo menos um escândalo envolvendo patrocinador master (Willians/Hass) -2 trocas de pilotos durante a temporada -Renault não termina no top 5
Ricciardo vence pela Renault Bottas substituído por Ocon antes do final da temporada Leclerc termina a temporada a menos de 30 pontos do Vettel
Vettel campeão F1! Hulkenberg consegue seu primeiro pódio na categoria! Leclec vence sua primeira prova na f1!

 

 Comunicar Erro

Projeto Motor