Senna em Mônaco-88, exclusivas com Button e Stewart e mais

0

Na segunda parte da retrospectiva de 2018 do Projeto Motor, mergulhamos na história e no lado técnico do automobilismo, além de conversarmos com exclusividade com dois campeões mundiais de F1.

Fique ligado em nossas redes sociais: 
Twitter – @projetomotor
Facebook – Projeto Motor
Youtube – Projeto Motor
Instagram – @projetomotor

Continuamos com o compilado dos materiais de destaque que saíram no Projeto Motor neste ano que se encerra. Até o Réveillon, listaremos os textos e vídeos que recomendamos que você veja caso ainda não teve a oportunidade. Enquanto isso, estamos preparando o terreno para termos um 2019 ainda mais forte!

Confira aqui a primeira parte

Superlicença, uma dor de cabeça?

A tal superlicença deu o que falar no automobilismo em 2018. Trata-se de um objeto de desejo para qualquer jovem piloto a fim de romper as barreiras burocráticas pelo sonho de chegar à F1. Mas o que exatamente é isso e por que este foi um assunto tão presente durante o ano? Explicamos tudo em detalhes para você ficar por dentro.

Leia o texto na íntegra aqui

Desvendando o monstruoso Porsche 919 Evo

Antes de aposentar seu antigo protótipo da classe LMP1, a Porsche embarcou em um projeto especial: “turbinou” o 919 Hybrid, o que resultou em um conjunto capaz até de superar, àquela altura, o recorde absoluto de Spa-Francorchamps. Como que um protótipo do WEC conseguiu virar tão rápido? Citamos os aspectos técnicos que proporcionaram isso.

Leia o texto na íntegra aqui

Senna tentou dar uma volta em Prost em Mônaco-88?

Curiosamente, uma das participações mais famosas do “Rei de Mônaco” em um GP do principado aconteceu em uma edição que não foi vencida por ele. A atuação de Ayrton Senna por todo o fim de semana em Monte Carlo provoca fascínio e curiosidade, e o mesmo se aplica no fatídico acidente que o tirou da prova. Afinal, Senna bateu sozinho porque queria humilhar Alain Prost e aplicar uma volta no rival? Analisamos os dados, conversamos com envolvidos e respondemos à questão.

Leia o texto na íntegra aqui

Um papo com Jenson Button sobre a mudança ao WEC

Depois de 17 anos na F1, Jenson Button se envolveu em novas aventuras em 2018 – como sua ida ao WEC na classe LMP1. Durante a cobertura das 24 Horas de Le Mans, o Projeto Motor  bateu um papo com o campeão mundial de 2009, que detalhou o processo de transição para as corridas de protótipos.

Ronnie Peterson, o ícone da velocidade pura da F1 

40 anos se passaram desde a morte de Ronnie Peterson. O sueco, um dos grandes ícones da F1 dos anos 70 mesmo sem conquistar um título mundial, marcou época por sua velocidade pura e técnica. Neste texto, contamos a sua história e explicamos por que se trata de um personagem tão cultuado no automobilismo.

Leia o texto na íntegra aqui

Um papo com Jackie Stewart sobre os “velhos tempo ruins” da F1

Por falar em F1 dos anos 70, Jackie Stewart trouxe sua visão única sobre o desenvolvimento do esporte de lá para cá. Em entrevista exclusiva ao Projeto Motor, o escocês explicou por que acredita que o esporte melhorou visivelmente com o passar das décadas (ao contrário do que dizem os saudosistas), além de relembrar sua passagem como chefe de equipe e sua luta contra a dislexia.

Leia o texto na íntegra aqui

Crise do Petróleo fez ditadura proibir automobilismo no Brasil

Com o preço do petróleo em disparada, a ditadura militar resolveu proibir qualquer competição de automobilismo no país em 1976 e 79. A medida gerou uma crise, deixou as fabricantes insatisfeitas e provocou mudanças. Contamos a história com seus detalhes.

Leia o texto na íntegra aqui

Michele Mouton: a francesa que venceu dentro e fora dos carros

A participação de mulheres no automobilismo é um assunto que frequentemente vem à tona. Contamos a história de Michele Mouton, que é uma das mulheres mais habilidosas que competiram no esporte a motor em alto nível, com vitórias importantes no WRC.

Leia o texto na íntegra aqui

O flerte de Dixon, penta da Indy, com o sonho da F1

O ano de 2018 também teve mais um título de Scott Dixon na Indy. O neozelandês já se consagrou um dos pilotos mais vitoriosos a competir no automobilismo americano – mas você sabia que ele chegou a flertar com o sonho da F1 no passado? Explicamos a história de seus testes pela Williams.

Leia o texto na íntegra aqui

 Comunicar Erro

Projeto Motor