TURBO: como Leclerc chegou à primeira vitória em GP emocional da F1

0

Charles Leclerc dominou o final de semana em Spa-Francorchamps e conquistou sua primeira vitória em um final de semana de perda para a comunidade do automobilismo e para o próprio monegasco, amigo desde os tempos de kart de Anthoine Hubert, que morreu em um acidente da F2 no sábado.

Na pista, dois fatores foram muito importantes para o triunfo de Leclerc na Bélgica. Para começar, as características do circuito que permitiram a Ferrari a explorar o que tem de melhor em seu carro: velocidade final. Mesmo sendo mais lenta que a Mercedes na média das curvas de Spa, os pontos de potência máxima do traçado não só compensavam a perda anterior, como ainda deixavam o modelo da equipe de Maranello em vantagem ao final do giro.

A volta na classificação de sábado de Leclerc comprova a tese, com ele sobrando em mais 0s7 em relação a todos os rivais, mesmo sem terminar com o melhor tempo em nenhuma das três parciais (ele até fez a melhor terceira parcial da sessão, mas não em sua melhor volta).

O segundo ponto chave para Leclerc foi a vantagem de acerto que ele conseguiu em relação ao seu rival direto, o companheiro Sebastian Vettel. Como explicamos na edição pós-GP do TURBO, o monegasco encontrou uma configuração de sua Ferrari. Mesmo perdendo para o alemão nas retas, ele ainda levava boa vantagem sobre os outros rivais, mas ele conseguia carregar mais velocidade nas curvas do que o tetracampeão, o que lhe dava boa vantagem nos trechos intermediários na luta interna.

Isso fez não só que Leclerc conseguisse destruir Vettel na classificação como também lhe rendeu uma melhor administração dos pneus na corrida do que o parceiro, que precisou de um pitstop extra. É verdade, no entanto, que a Mercedes ainda se mostrou mais rápida nas curvas e com melhor trato dos compostos (o que deu uma vantagem em ritmo a Lewis Hamilton nas voltas finais), porém, desta vez, não foi o bastante para derrotar o piloto da Ferrari.

Toda esta explicação técnica e outros destaques do GP da Bélgica como evolução dos carros durante o final de semana, histórias que se desenrolaram fora da pista e tudo mais da F1 estão no Projeto Motor TURBO.

O que é o Projeto Motor TURBO?

O Projeto Motor TURBO é um material exclusivo para assinantes. Nas quintas-feiras anteriores aos GPs, assim como nas segundas seguintes, os assinantes recebem em seu e-mail um arquivo em formato PDF com informações, estatísticas, dados e gráficos para entender com ainda mais detalhes tudo o que se passa nas provas.

O valor da assinatura é de apenas R$ 4,00 por mês e pode ser feito via PayPal.

Clique aqui e assine o Projeto Motor TURBO

 Comunicar Erro

Projeto Motor