De último para primeiro: a incrível vitória de Pérez no Sakhir
As atenções estavam, como sempre, sobre a Mercedes, ainda mais com a estreia de George Russell no lugar de Lewis Hamilton, que não correu no GP do Sakhir por ter sido diagnosticado com Covid. E tudo continuou assim até pelo menos a volta 63 das 87, quando Sergio Pérez assumiu a ponta e partiu para sua primeira vitória na F1.
O triunfo de forma surpreendente aconteceu por causa de uma confusão no pit stop dos dois pilotos da Mercedes. Com a entrada de um safety car na volta 61, o time resolveu chamar tanto Russell, que liderava, quanto Valtteri Bottas, que era o segundo, para uma parada seguida. Só que os mecânicos se enrolaram com os dois jogos de pneus e fizeram uma grande confusão.
Russell ficou com pneus de dois jogos diferentes. O erro foi percebido quando o time já fazia a troca de Bottas, então, a decisão mais rápida foi de colocar de volta os compostos que o finlandês já estava usando. No giro seguinte, Russell também teve que retornar ao pit para colocar os pneus de forma correta.
O fato dele ter feito uma volta com pneus de jogos diferentes, algo proibido por regulamento e que pode causar até desclassificação de um competidor, foi investigado depois pela FIA. A entidade resolveu absorver Russell por ele ter completado apenas uma volta na situação, sob neutralização do carro de segurança, e ainda ter perdido diversas posições com a segunda parada. A equipe foi multada em 20 mil euros.
De qualquer forma, na relargada, Pérez herdou a ponta e saiu em frente com sua Racing Point rumo à vitória. Só que ele ainda precisou de uma boa dose de sorte. Com pneus médios novos contra os duros usados do mexicano, Russell veio recuperando posições e assumiu a segunda colocação ao ultrapassar Esteban Ocon na volta 73.
Nas quatro seguintes, ele passou a tirar em média 0s4 por volta do líder, diminuindo a desvantagem para 2s4 faltando ainda 10 giros para o final. Parecia que a aproximação e ultrapassagem eram iminentes. Foi quando ele recebeu a mensagem pelo rádio que estava com um furo em um de seus pneus, que estava perdendo pressão, o que poderia causar um acidente. Russell teve que fazer uma nova parada para troca, a quarta na corrida, e caiu para 14º.
Coube então a Pérez administrar nos giros finais para terminar 10s à frente do segundo colocado, Ocon, da Renault. A briga pelas posições no pódio foi dura até os metros finais, com Lance Stroll cruzando em terceiro com a outra Racing Point, 1s3 atrás do francês e apenas 0s7 à frente de Carlos Sainz, quarto.
Bottas se arrastou nas voltas finais com seus duros “repetidos” e ficou apenas em oitavo, logo à frente de Russell, que ainda conseguiu cruzar a linha de chegada em nono.
Recuperação incrível de Pérez
Para quem acompanhou a briga apenas pelas primeiras posições, parece que Pérez surgiu do nada na liderança após a lambança da Mercedes. Mas a corrida do mexicano teve contornos incríveis já que ele caiu para último na primeira volta.
Pérez largou na quinta posição e na entrada da curva quatro na primeira volta, já deixava Max Verstappen e Charles Leclerc para trás para subir para terceiro, logo atrás das duas Mercedes. Só que o monegasco da Ferrari cometeu um erro na freada e acertou o mexicano da Racing Point. Na linha de fora, Verstappen tentou desviar dos dois e ficou no muro, assim como Leclerc.
Pérez rodou, conseguiu continuar em frente, mas caiu para último. Ele fez seu primeiro pit stop já ao final da primeira volta, aproveitando a entrada do safety car virtual para perder menos tempo, e colocou pneus médios novos. E a partir deste momento, ele partiu para a recuperação.
Na volta 47, ele já era o quarto colocado. Foi quando ele fez novo pit stop e colocou compostos duros para seguir até o final das 87 voltas da corrida. Ele retornou em nono e seguiu com seu ritmo. Apenas 10 passagens depois, já estava em terceiro de novo.
Com a entrada do safety car por conta do acidente de Jack Aitken, ele se aproveitou da confusão nos boxes da Mercedes, seguiu na pista e assumiu a ponta para vencer pela primeira vez na F1, aos 30 anos.
Essa foi a corrida de número 190 de Pérez na F1. Ele estreou em 2011, pela Sauber. O resultado resultou em seu 10º pódio.
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