Pré-temporada da F1: no que ficar de olho para não cair em armadilhas
Analisar os testes de pré-temporada da F1 é sempre um trabalho complicado. Apesar da pressa de todos para entender quem está na frente após os novos carros irem para a pista, é sempre muito difícil tirar uma conclusão muito exata.
Existem várias questões. E o primeiro ponto que é preciso se colocar é que não adianta olhar para a tabela de tempos. A ordem da classificação ao final de cada dia de teste diz muito pouco sobre a real velocidade de cada carro. Outros fatores são mais importantes para fazer essa análise.
Por exemplo: qual o tipo de pneu que cada piloto usou no momento de sua volta mais rápida. O tempo foi alcançado durante uma sequência curta de voltas e ou uma mais longa (o que pode sugerir se o carro está com mais ou menos combustível, e assim, mais ou menos peso)? Qual horário em que a marca foi feita? A pista estava suja logo pela manhã ou já mais limpa no final do dia? O asfalto ainda estava frio ou já mais quente?
Ou seja, percebeu que é complicado? E sabe o que é pior? Esse é o só o começo, pois são os dados em que de fora podemos até monitorar. No entanto, existem vários em que não sabemos o que cada equipe está fazendo. Alguma verificação específica de uma peça? Um acerto para um tipo específico de curva ou para as retas? O time está usando um limite de rotação mais baixo do motor? Está fazendo apenas um teste de confiabilidade sem se importar em acertar o carro para voltas rápidas?
Nos anos de cobertura de pré-temporadas, já ouvimos até de pilotos e engenheiros das equipes que nem mesmo eles sabem como estão em relação aos adversários até a primeira etapa do Mundial, pois eles também não têm a resposta para a maioria dessas perguntas em torno do trabalho realizado pelas outras equipes.
Mas fique calmo. Existem sim sinais importantes para seguirmos. Pensando nessa situação e querendo ajudar para que você consiga ficar de olho no que pelo menos pode ajudar um pouco a interpretar o que está acontecendo dentro da pista, a equipe do Projeto Motor produziu esse vídeo com tudo que você precisa saber sobre a pré-temporada da F1. Vamos lá:
Comentários