
Projeto Motor celebra 10 anos e apresenta novidades em evento em SP
O Projeto Motor, um dos veículos especializados em automobilismo mais relevantes do país na atualidade e com forte atuação em seu canal no YouTube, celebrou seus 10 anos em um evento especial realizado no centro de São Paulo no último dia 29/05.
A atração contou com a presença de cerca de 80 pessoas, incluindo convidados da comunicação, jornalismo, marketing, representantes de categorias do esporte a motor e fãs que acompanham o canal, atualmente com cerca de 150 mil inscritos.
Além de uma recepção feita pessoalmente pelos sócios-editores do Projeto Motor, Bruno Ferreira e Lucas Santochi, o evento realizado no espaço Cineclube Cortina contou com coquetel, música, espaço para conversas e apresentação de breves painéis.
“É um momento especial para o nosso projeto e que gostaríamos de celebrar pelas nossas conquistas nesses 10 anos. Mas também acreditamos que é uma ocasião importante para apontarmos o que vem pela frente, tanto para nossos seguidores, colegas de setor e parceiros comerciais”, disse Lucas Santochi.
“A ocasião serviu não apenas para festejarmos a nossa história, mas também agradecer a todos que, à sua maneira, fizeram parte dessa caminhada”, afirmou Bruno Ferreira.
No primeiro painel, Ferreira e Santochi receberam os outros fundadores do Projeto Motor, os jornalistas Leonardo Felix e Lucas Berredo, que ajudaram a contar o contexto e a inspiração para a criação do veículo em 2015.
Além disso, também foi apresentado um novo quadro do canal no YouTube: o “Documento Motor”, que fará imersões ainda mais profundas em histórias do automobilismo com vídeos mais longos, com cerca de 30 minutos, em formato de documentário.
Os primeiros temas foram apresentados com um teaser especial: “Hamilton vs Rosberg”, “A temporada de 1982 da F1” e “A história da equipe Copersucar-Fittipaldi”. Os tópicos, em especial o primeiro, são alguns dos mais pedidos pelos seguidores do canal do Projeto Motor, o que fez os editores considerarem o novo formato para atender melhor a demanda.

No segundo painel, o convidado especial foi o jornalista Ubiratan Leal, comentarista dos canais ESPN, e que já colaborou com artigos e participações em podcasts do Projeto Motor. Junto com Ferreira e Santochi, foi feita uma análise da evolução da cobertura e da abertura da F1 a novas mídias e públicos durante os últimos 10 anos.
Em seguida, o jornalista Luiz Alberto Pandini contribuiu com sua experiência de mais de 35 anos na cobertura da F1 para analisar o histórico da participação brasileira na categoria. O foco esteve na evolução do público que acompanha o Mundial após momentos de glórias, liderados pela sequência de Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, até o hiato de oito anos sem representantes, e o retorno à F1 com a chegada de Gabriel Bortoleto ao grid em 2025.


Ao final da sequência de painéis, os convidados puderam aproveitar a festa em clima bastante descontraído com música, interação entre os participantes e muito bate-papo.
O evento contou ainda com patrocíonio da Rec Watches, empresa dinamarquesa que fabrica relógios com peças de modelos icônicos do mundo automotivo e aviação, e que apresentou seu modelo 94T-4, que utiliza peças originais da Lotus pilotada por Ayrton Senna nas últimas oito etapas da temporada de 1986 da F1.
Comentários