
Silverstone 1998: o confuso e polêmico triunfo de Schumacher
Um dos pilotos mais vitoriosos da história da F1, Michael Schumacher também acumulou lances controversos, que são sempre lembrados quando se fala de sua carreira.
Uma das mais confusa de suas 91 vitórias na categoria é curiosamente um GP pouco conhecido ou pouco lembrado pelo público. E a polêmica nem aconteceu por culpa do alemão.
No GP da Grã-Bretanha de 1998, Schumacher conquistou a vitória cruzando a linha de chegada dentro dos boxes, no momento em que se dirigia ao pit da Ferrari para pagar uma punição que nem ficou claro do porquê ela estava sendo aplicada.
Desde o seu início, a temporada de 1998 contava com duas forças que centralizariam a disputa pelo título. Por um lado, estava Mika Hakkinen, a bordo de uma McLaren que ressurgia como potência da F1, e que havia vencido quatro das primeiras oito corridas do ano.
Do outro, estava Michael Schumacher, que ainda tentava conquistar seu primeiro título com a Ferrari, e que vinha de um desfecho frustrante e controverso na campanha de 97. O alemão contava com três vitórias, o que incluía uma sequência de dois triunfos no Canadá e na França, a sétima e a oitava etapas da temporada.
No dia 12 de julho de 1998, os olhos do mundo estavam voltados para a final da Copa do Mundo entre Brasil e França, mas, algumas horas antes, seria disputada a etapa de Silverstone, a nona do campeonato.
A pole position havia ficado com Hakkinen, que superou Schumacher na classificação por cerca de meio segundo. A corrida na Inglaterra teria mais um duelo mano a mano entre os protagonistas do campeonato, e tudo aconteceria sob uma insistente chuva que caía em Silverstone.
A briga entre Schumacher e Hakkinen na corrida
Hakkinen manteve a ponta na largada e Schumacher tentou persegui-lo de perto, mas o ritmo da McLaren era superior. Assim, o alemão não só perdeu contato com o rival, como também acabou vítima das investidas de David Coulthard. Ele foi ultrapassado pelo escocês na volta 5, caindo para terceiro.
Quando os pilotos fizeram seus primeiros pit stops, a chuva começou a apertar. Coulthard, que se manteve com pneus intermediários, foi vítima do aguaceiro na volta 38, quando aquaplanou, rodou e abandonou a prova. Isso promovia de novo Schumacher para o segundo lugar, mas ele já estava mais de 20s atrás de Hakkinen na pista.
Só que a chuva forte faria outras vítimas, inclusive o próprio Hakkinen, que escapou da pista na volta 41, danificou sua asa dianteira, mas conseguiu manter a ponta.
Porém, devido às condições perigosas e os carros rodando na pista, a direção de prova acionou o safety car pouco depois. Isso agruparia de novo o pelotão, e adicionaria um tom dramático à fase final da prova.
A punição a Schumacher e a solução da Ferrari
Pouco depois da relargada, Hakkinen, ainda sofrendo com a asa danificada de sua primeira escapada, saiu da pista de novo na volta 51, o que deu de bandeja a liderança para Schumacher.
O ritmo do alemão era muito superior a esta altura, então parecia que ele caminhava tranquilo rumo a mais uma vitória. Mas ainda havia tempo para mais uma reviravolta.
A apenas três voltas para o fim, a Ferrari recebeu uma notificação da direção de prova, dizendo que Schumacher recebeu uma punição de 10s por ter feito uma ultrapassagem sob bandeira amarela.
Naquela altura, não estava claro qual foi o lance específico que gerou a penalidade, e nem se Schumacher precisaria ir para os boxes para pagar um stop and go, ou se os 10s seriam acrescentados ao seu tempo final de prova. Para piorar, o alemão não tinha o seu rádio funcionando para ficar a par dos acontecimentos.
Assim, a Ferrari usou uma placa para chamar Schumacher para os boxes, e pagar o stop and go na última volta. A questão é que, quando entrou no pitlane, o alemão cruzou a linha de chegada antes de chegar ao box da Ferrari, então ele primeiro venceu a corrida, e depois pagou os seus 10s.
Era uma cena que, além de curiosa, gerava polêmica. Vale lembrar que, apenas quatro anos antes, o próprio Schumacher, no mesmo circuito de Silverstone, acabou desclassificado e suspenso de outras duas corridas por ter pagado uma punição de forma errada, em história que já contamos no vídeo abaixo.
Para aumentar ainda mais a confusão, os comissários ainda adicionaram 10s ao tempo de prova do alemão, o que o mantinha com a vitória, mas reduzia sua vantagem para Hakkinen de 22 para 12s.
Discussão pós-corrida
Naturalmente, a McLaren protestou do resultado. A equipe argumentava que, se Schumacher pagasse um stop and go de fato, ou seja, entrando no box, ficando parado e retornando à pista, isso custaria estimados 29s.
Ou seja, como ele terminou 22s à frente de Hakkinen, o finlandês ficaria com a vitória, com cerca de 7s de vantagem. A Corte de Apelações da FIA reviu o caso 15 dias de pois, em 27 de julho, e só ali ficou totalmente claro o que de fato havia acontecido.
A polêmica começou na volta 43. Um fiscal de pista sinalizou que Schumacher havia ultrapassado um retardatário, a Benetton de Alexander Wurz, em um setor de bandeira amarela, algo proibido pelo regulamento.
Dois minutos mais tarde, essa nota é enviada ao diretor de provas da F1, Charlie Whiting, que só toma conhecimento do caso entre 15h25 e 15h30 pelo horário local.
Whiting, considerando que não há evidências suficientes para justificar qualquer medida imediata, pediu aos comissários para não tomar ação, já que preferia examinar a evidência de vídeo, e coletar um depoimento formal das testemunhas, para aí sim tomar uma decisão.Mas os comissários não levaram isso em conta, e estabeleceram a punição a Schumacher às 15h39.
Aí, sete minutos mais tarde, quando a corrida estava a três voltas do fim, a Ferrari foi oficialmente notificada da punição, com aquela explicação que também deixou o time confuso. Para piorar, a comunicação da penalidade não foi repassada à torre de controle, que sequer ficou sabendo da punição.
A questão é que o Regulamento Desportivo da F1 estabelecia que toda punição deveria ser comunicada, no máximo, 25 minutos após o incidente ter ocorrido na pista.
No caso de Schumacher, a ultrapassagem em Wurz aconteceu às 15h15, e só 31 minutos mais tarde a comunicação foi feita à Ferrari. Portanto, a punição como um todo foi retirada, então Schumacher ainda por cima recuperou os 10s que teve adicionado ao seu tempo de prova, voltando a ter 22s de vantagem para Hakkinen na vitória.
Com isso, Schumacher teve a vitória confirmada pela FIA, o que lhe dava seu terceiro triunfo consecutivo em 98. Isso deixava a luta pelo título mais apertada, com o alemão reduzindo a vantagem de Hakkinen no campeonato para apenas dois pontos.
No fim do ano, Hakkinen levou a melhor e conquistou seu primeiro título, mas, ainda assim, a corrida em Silverstone ficou marcada como um dos momentos mais confusos e dramáticos de 98.
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