(Foto: Charly Lopez / DPPI / WEC)

Button: ligação especial com Interlagos e nova fase no WEC

Após cinco anos fazendo corridas esporádicas em diversas categorias pelo mundo, Jenson Button voltou em 2024 a competir de forma integral em um campeonato. E a competição escolhida é o Mundial de Endurance (WEC), onde está correndo na classe principal, a Hipercarros, com um Porsche na equipe cliente Jota.

Em Interlagos para a etapa de 2024 do WEC, Button concedeu entrevista exclusiva ao Projeto Motor sobre esse retorno e o desejo que ele tinha de voltar a ter um comprometimento de longo prazo com um campeonato pela disputa de um título mundial.

“É legal. Essa é minha primeira temporada correndo desde 2019. Eu tirei uma folga de cinco anos, então, é bastante. Eu corri em diferentes categorias durante estes anos que foram divertidas, como a Nascar, corri em Le Mans ano passado. Foi ótimo, eu gostei. Mas era hora de eu voltar a fazer uma temporada completa. Demora um pouco mais para eu aprender, mais do que quando eu tinha 20 [anos]. Mas eu tenho uma sensação boa com o carro”, disse o britânico ao Projeto Motor.

Button contou que sentiu falta de estar competindo em uma temporada completa de uma categoria, principalmente pela oportunidade de correr em diferentes circuitos num Mundial de alto nível. Porém, agora com esposa e dois filhos morando em Los Angeles, nos EUA, ele sente a necessidade de equilibrar os compromissos com corrida e seu novo momento na vida pessoal.

“Eu gosto de estar em um campeonato. Adoro ir a diferentes circuitos ao redor do mundo. Toma muito tempo, é muito diferente da F1, mas eu tenho uma família agora. Então, preciso equilibrar isso. Mas sim, é ótimo, e estou me divertindo ainda.”

Button ainda explicou ao Projeto Motor sua sensação com o hipercarro, modelo consideravelmente mais lento do que um F1 (a diferença do tempo da pole em Interlagos, uma das pistas mais curtas das duas categorias, ficou em 13 segundos). Por outro lado, ele destacou a competitividade da categoria, com 10 carros de cinco marcas diferentes andando no mesmo segundo.

“É muito diferente. Você precisa lembrar que não é tão rápido como um carro de F1. É bem mais pesado. Os sistemas são bem complicados, tem menos pressão aerodinâmica, mas acho que se você está pilotando, é divertido. Poderia ser melhor, mas para mim, a corrida é o mais excitante. Você tem 19 carros e todos são competitivos, todos têm chance de vencer uma corrida este ano. E isso é porque eu amo correr. É o mais importante.

Hipercarro Porsche 963, da equipe jota, de Jenson Button, em Interlagos
Hipercarro Porsche 963, da equipe jota, de Jenson Button, em Interlagos (Foto: Javier Jimenez/DPPI/WEC)

As ligação especial de Button com Interlagos

Button tem uma ligação especial com Interlagos dos seus tempos de F1. Por isso, ele destacou ao Projeto Motor a sensação “incrível” de estar competindo no WEC justamente no ano que a categoria retornou ao circuito paulistano, dez anos depois da última passagem.

O britânico marcou seu primeiro ponto, em 2000, em São Paulo, em sua segunda corrida na carreira, pela Williams, além de ter conquistado seu título mundial, em 2009, pela Brawn, e a última vitória na F1, pela McLaren, em 2012, em Interlagos.

“É um lugar que significa muito para mim. Obviamente, tive uma longa carreira na F1. Corri aqui pela primeira vez em 2000. Marquei primeiro ponto aqui, terminando em sexto. Depois, venci meu campeonato mundial aqui. E minha última vitória foi aqui em Interlagos. São muitas memórias ótimas. Espero conseguir novas memórias na corrida deste final de semana.”

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