Alpine e Toyota são as principais marcas em 2021 no WEC
Foto: (João Filipe/DPPI/Alpine)

Hipercarros: a volta dos tempos de glória do endurance? | WEC em 5 minutos

Em 2021, o Mundial de Endurance, mais conhecido pela sigla WEC, está estreando seu novo regulamento dos hipercarros como classe principal, substituindo a antiga LMP1. O objetivo da ideia da mudança foi de estimular a entrada de mais montadoras, já que muitas desistiram nos últimos anos por conta do alto custo para competir pelas vitórias na classificação geral.

O conceito básico é utilizar modelos baseados em hiper ou superesportivos de rua para desenvolver novos modelos para as pistas. O regulamento, no entanto, tem diversas restrições para evitar que os gastos fujam novamente de controle.

Na prática, no entanto, o que está acontecendo é que as marcas estão desenvolvendo protótipos seguindo as regras aerodinâmicas e de motor. Estes modelos recebem nomes que irão inspirar carros hiperesportivos que serão comercializados no futuro. Para um projeto poder ser homologado pela FIA nesta classe, a montadora deve fabricar pelo menos 20 unidades para as ruas. Depois de homologado, o veículo só poderá receber cinco atualizações técnicas para melhorar desempenho até dezembro de 2025.

Dois times já estão entrando esse ano na classe: a Toyota produziu o primeiro hipercarro da categoria, que recebeu o nome de GR010 híbrido. A marca americana Glickenhaus também resolveu entrar na briga com o seu 007, que usa um V8 aspirado de 3.5 litros, fabricado pela francesa Pipo, e também estreou esse ano, na segunda etapa do Mundial, em Portimão.

Mais não é só isso. A Alpine, marca esportiva do Grupo Renault e que também está presente na F1, também está nessa, mas seguiu por um caminho diferente. Para poder entrar já em 2021 na classe principal, a equipe, com permissão da FIA, se inscreveu com um modelo LMP1 adaptado para andar no ritmo dos novos hipercarros. O chassi é fabricado pela francesa Oreca e é empurrado com um motor Gibson V8 aspirado de 4.5 litros. O carro foi rebatizado de Alpine A480.

Entre seus pilotos, a Alpine conta com o brasileiro André Negrão, campeão mundial na classe LMP2 em 2019, e que venceu nesta classe as 24 Horas de Le Mans em 2018 e 19. Em 2021, ele estreia na categoria principal do WEC. E aqui no Projeto Motor, ele será o responsável por conduzir o nosso novo quadro no canal do YouTube, o “WEC em 5 minutos”, com explicações técnicas, históricas e curiosidades.

Nesta primeira edição, Negrão explica os detalhes dos hipercarros, as diferenças para as outras classes do WEC e como funciona o Balanço de Perfomance, que equilibra os carros da categoria. Confira:

Comunicar erro

Comentários

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial