(Foto: Mark Thompson/Getty Images / Red Bull Content)

F1 revela calendário 2025 com abertura de volta a Melbourne

A F1 se antecipou em relação a outros anos e anunciou nesta sexta-feira (12) o seu calendário para a temporada de 2025. O campeonato prevê a manutenção de sua atual programação com 24 GPs.

Sem novos eventos, a grande novidade em relação aos últimos anos é o retorno do GP da Austrália como abertura do Mundial. A prova de Melbourne, que por muitos anos teve essa incumbência, não era a primeira etapa da F1 desde 2019.

A alteração, no entanto, não é por uma preferência da F1 ou negociação específica dos australianos para retomarem sua posição. Acontece que o Ramadã, período sagrado para os mulçumanos, irá cair durante todo o mês de março em 2025.

Em 24, os GPs do Bahrein e da Arábia Saudita já precisaram ser antecipados para os sábados para serem as duas primeiras etapas da F1 antes do início do Ramadã. Mas para isso poder acontecer novamente em 25, o calendário teria que começar quase que na metade de fevereiro, o que seria operacionalmente difícil para a categoria viabilizar.

Assim, chegou-se a um acordo para que as duas provas aconteçam depois do período, no mês de abril, após os GPs da Austrália, China e Japão. Desta forma, a F1 terá apenas o GP de Las Vegas acontecendo de sábado (em 24 são três provas). A prova americana segue programação diferente por conta do fuso horário em relação a Europa.

Essas alterações também farão o campeonato começar um pouco mais tarde do que em 24, que teve sua abertura em 02/03 enquanto a próxima temporada terá início em 16/03, mais próximo da tradição da F1.

Fases do calendário da F1 e o GP de São Paulo

A nova programação terá suas cinco primeiras etapas entre Austrália e Ásia. Melbourne e Xangai serão realizadas em finais de semana seguidos. Após um domingo de folga, Suzuka, Bahrein e Arábia Saudita acontecem em domingos consecutivos

O GP de Miami segue abrindo o mês de abril de forma isolada, antes da F1 partir para a fase europeia de sua programação, que começa com Ímola, Mônaco e Barcelona formando a segunda sequência tripla em sequência.  

Montreal permanece como a intrusa entre as etapas europeias. Os organizadores locais fazem questão que a corrida continue no mês de junho, quando a cidade está no final da primavera, com temperaturas mais agradáveis para turistas e a cidade já entra em sua programação especial de férias de verão.

No retorno para a Europa, Red Bull Ring e em Silverstone formam uma nova sequência de duas provas em finais de semanas seguidos. A F1 fará então uma pausa de três semanas antes de correr em domingos subsequentes em Spa e Hungria.

A categoria então fará sua tradicional pausa de agosto e retorna com os GPs da Holanda e Itália em domingos consecutivos e Azerbaijão, que de forma isolada fecha a temporada europeia.

Singapura volta a receber a F1 no começo de outubro, antes da F1 seguir duas semanas depois para sua fase na América, com os GPs de Austin, Cidade do México (seguidos).

O GP de São Paulo, em Interlagos, manteve sua data no início de novembro, só que desta vez sem corridas nos finais de semana imediatamente antes ou depois.

A F1 parte então para a última sequência da temporada, com três corridas em finais de semana consecutivos em Las Vegas, Lusail e o grande encerramento do campeonato em Abu Dhabi.

Corridas sprints

Assim como em 2023 e 24, a F1 prevê a realização de seis etapas que incluem o formato sprint em 25. Essas provas alteram bastante a programação do GP, que passa a ter uma classificação e uma minicorrida extra durante o final de semana no lugar de duas sessões de treinos livres.

Ano a ano, no entanto, a F1 decide novos locais para a realização de suas corridas sprint, com apenas Interlagos constando na lista de sedes do formato desde que elas foram criadas, em 2021.

Para 2025, a categoria ainda não definiu quais serão as etapas que receberão as corridas sprint. Em 24, as escolhidas foram Xangai, Miami, Red Bull Ring, Austin, Interlagos e Lusail.

Confira as datas do calendário 2025 da F1:

Calendário da F1 para a temporada de 2025
Comunicar erro

Comentários

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial