(Foto: Eric Alonso/Ferrari)

Leclerc ou Chiron: primeiro monegasco a vencer o GP de Mônaco

Ao vencer o GP de Mônaco de 2024, Charles Leclerc entrou para a história ao ser o primeiro piloto local a vencer a corrida no Mundial de F1. O momento emocionou até mesmo o Rei Alberto II, que participou da cerimônia de pódio com os olhos marejados e estourou champanhe para celebrar junto dos pilotos.

Logo surgiu uma dúvida, porém, sobre a informação do pioneirismo de Leclerc. Acontece que o principado de Mônaco já teve um outro piloto bastante importante na história de automobilismo e tem seu nome entre os que venceram a corrida do pequeno país: Louis Chiron.

O Projeto Motor já contou um pouco da história deste monegasco, que não só foi um dos personagens que ajudaram na criação do GP de Mônaco, como realmente chegou a vencer o evento.

Diante desta informação, está errado dizer que Leclerc é o primeiro monegasco a vencer a prova? Quem afinal é o primeiro local a conquistar o GP de Mônaco? Bem, apesar de Chiron ser apontado de forma mais correta como o primeiro, existe uma questão de recorte que não pode ser desprezada aqui.

Leclerc celebra vitória no GP de Mônaco e recebe troféu de um emocionado Rei Albert
Leclerc celebra vitória no GP de Mônaco e recebe troféu de um emocionado Rei Albert (Foto: Ferrari)

A era dos GPs pré-F1

O Mundial de Pilotos, que com o tempo ficaria mais conhecido como F1, nasceu em 1950. O termo “fórmula” é utilizado pelo fato da categoria adotar uma conjunto de regras. Ou seja, uma fórmula a ser seguida pelos construtores dos carros.

As regras da F1 foram criadas em 1946 para as primeiras corridas no pós-II Guerra, e a princípio levavam o nome de Fórmula A. Já contamos em destalhes a história da formação do Mundial e todas essas questões aqui.

Porém, o automobilismo não começou neste ponto da história. Já existiam diversas corridas importantes pelo mundo. E a ideia de organizá-las em um campeonato que apontaria um campeão ao final da temporada também não era nova, já que na década de 30 também foi formado o Campeonato Europeu de Pilotos.

Nesta história toda, vários Grande Prêmios que mais tarde seriam absorvidos por esses campeonatos, incluindo a F1, já era realizados e organizados por clubes locais.

O GP da França, por exemplo, nasceu em 1906, realizado em estradas no entorno da cidade de Le Mans. É considerado o “Grande Prêmio” mais antigo do mundo. Era a semente não só do evento que entraria para o Mundial de F1 44 anos depois (com várias sedes diferentes durante sua história) como da própria pista de Le Mans.

GP de Mônaco de 1931: muito antes da F1, carros já passavam por traçado praticamente idêntico ao atual
GP de Mônaco de 1931: muito antes da F1, carros já passavam por traçado praticamente idêntico ao atual (Foto: Divulgação/Bugatti)

Já o GP da Itália foi criado em 1921 e apesar de não ser o mais antigo (até onde se sabe, foi criado depois dos GPs da França, Estados Unidos, Espanha e Rússia), é hoje o que teve mais edições, com 93 no total.

A prova inaugural foi realizada em Montichiari, em Brescia, mas já em 1922 foi deslocada para Monza. Desde então, apenas cinco edições não foram realizadas na pista localizada nas cercanias de Milão, que recebeu 15 GPs da Itália antes da formação do Mundial e depois ficou de fora de apenas uma temporada do campeonato, quando passava por reformas em 1980 e a corrida foi realizada em Imola.

A criação do GP de Mônaco

O Clube do Automóvel de Mônaco (ACM, na sigla em francês) realizava o Rali de Monte de Carlo desde 1911. Em 1928, a entidade aplicou na Associação Internacional de Clubes Automobilísticos Reconhecidos (AIACR, na sigla em francês), entidade que seria a precursora da FIA, um pedido de promoção para deixar de ser um clube regional francês para ter um status de clube nacional.

A requisição foi negada porque a AIACR considerou que o ACM não organizava grandes eventos internacionais no principado. O Rali de Monte Carlo não era considerado, pois utilizava estradas fora das fronteiras de Mônaco.

Antony Noghes, representante de família tradicional monegasca e chefe do braço esportivo do ACM, teve a ideia então da realização de uma corrida de rua no principado. A ideia do circuito veio de seu conhecimento das ruas locais e após algumas caminhadas na região do porto de Monte Carlo.

Naquele momento, a organização de Grande Prêmios estava tomando conta da Europa. E Mônaco tinha um protagonista nas pistas: Chiron, que era um dos pilotos da equipe de fábrica da Bugatti. Noghes trouxe o conterrâneo para o projeto, que usou de sua boa reputação no circuito internacional para acelerar o processo burocrático na AIACR.

Loius Chiron era um dos líderes da Bugatti entre os anos 20 e 30
Loius Chiron era um dos líderes da Bugatti entre os anos 20 e 30 (Foto: Divulgação/Bugatti)

Assim, em 14 de abril de 1929, foi realizado o primeiro GP de Mônaco, vencido pelo britânico William Grover-Williams, com uma Bugatti Type 35B de fábrica. A Maserati e Alfa Romeo, duas das principais equipes da época, resolveram não participar do evento, mas a Mercedes esteve presente com o seu principal piloto da época, Rudolf Caracciola.

Ironicamente, Chiron não participou da corrida, pois já tinha se comprometido antes com seu patrocinador americano Freddy Hoffman a correr nas 500 Milhas de Indianápolis, que aconteceria mais de um mês depois, mas exigia presença do piloto nos Estados Unidos desde abril. Ele terminaria sem sexto na prova nos Estados Unidos.

A primeira vitória de um monegasco

Chiron participou da segunda edição do GP de Mônaco, em 1930, mas terminou em segundo, batido pelo companheiro de Bugatti, René Dreyfus.

Em 31, o monegasco largou da 11ª posição com sua Bugatti T51, ultrapassou aos poucos seus adversários e conquistou a vitória no evento que ajudou a criar, com uma vantagem de 3min55s4 sobre o segundo colocado, Luigi Fagioli, da Maserati.

O triunfo seria o primeiro e único de um monegasco nas ruas de Mônaco até a edição de 2024 do evento, 93 anos depois. Foi quando Leclerc conquistou a prova com sua Ferrari, saindo da pole e liderando todas as voltas da corrida.

Loius Chiron, durante o GP de Mônaco de 1931
Loius Chiron, durante o GP de Mônaco de 1931 (Foto: Divulgação/Bugatti)

Leclerc é até esta data o primeiro piloto local a ganhar p GP de Mônaco desde que a prova se tornou parte do Mundial, em 1950. Por isso, não é errado dizer, como o próprio gerador de caracteres da transmissão oficial apontou, que ele é o primeiro monegasco a vencer a corrida, desde que o recorte seja a F1.

Não podemos desconsiderar que já há algum tempo em que se usa as estatísticas da maior parte dos GPs apenas considerando os eventos que foram realizados e organizados especificamente para o Mundial. Dificilmente vemos pilotos como Tazio Nuvolari, Luigi Fagioli e Rudolf Caracciola citados entre os grandes vencedores da história das corridas que ainda estão no calendário.

Existe até mesmo o caso das 500 Milhas de Indianápolis, que mesmo fazendo parte do campeonato entre 1950 e 60, como nunca adotou as regras da F1, é excluída das contas por algumas fontes (em geral, não pelo Projeto Motor, que prefere adotar a linha de contextualização para cada tipo de análise).

Leclerc repetiu feito de Chiron ao conquistar GP de Mônaco 93 anos depois do conterrâneo
Leclerc repetiu feito de Chiron ao conquistar GP de Mônaco 93 anos depois do conterrâneo (Foto: Antonin Vincent/Ferrari)

O feito de Chiron, no entanto, é pioneiro de forma mais ampla, já que fechar os olhos para existência de algumas das corridas antes da organização do Mundial é apagar uma parte importante da história desses eventos.

Assim por dizer, Chiron foi sim o primeiro monegasco a vencer o GP de Mônaco na história. O que não apaga o enorme feito de Leclerc, primeiro e único monegasco a vencer qualquer GP de F1 e, agora, um GP de Mônaco válido pelo Mundial de F1 na história.

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