Você conhece o FIA Motorsport Games, a Olimpíada do automobilismo?
Em 2019, a FIA criou um evento em formato de Jogos Olímpicos para juntar durante um final de semana uma gama de categorias do automobilismo. O FIA Motorsport Games, que poderia ser traduzido como Jogos do Automobilismo FIA, tiveram assim sua primeira edição no circuito de Vallelunga, próximo a Roma, com a participação de 166 pilotos em seis modalidades diferentes.
Para a realização da competição, a FIA fechou parceria com a SRO, tradicional promotora de campeonatos pelo mundo e que hoje é a principal organizadora de competições GT, principalmente no GT3 como o International GT Challenge, e de turismo, como a TCR.
Seleções nacionais de 49 países estiveram presentes, algumas participando de vários eventos, outras apenas de alguns. O Brasil, por exemplo, teve como representante apenas João Rosate, de 19 anos na época, competindo de F4. O piloto tinha em seu currículo o terceiro lugar na Stock Light do ano anterior. França, Itália, Rússia e Kuwait foram as equipes com o maior número de pilotos, oito cada.
Como não poderia deixar de ser, o evento tinha a distribuição de medalhas no formato ouro, prata e bronze. A Rússia foi a grande campeã com dois ouros e um bronze, sendo a única seleção a somar três medalhas no total.
A ideia é que o FIA Motorsport Games aconteça anualmente, só que como era de se esperar, a edição de 2020 foi cancelada por conta da pandemia. Mas a FIA já anunciou que o evento de 2021 está confirmado.
FIA Motorsport Games de 2021
Este ano, a competição irá acontecer no circuito de Paul Ricard, na região de Marseille entre os dias 29 e 31 de outubro. É o mesmo circuito que recebe o GP da França de F1.
Neste ano, 18 competições de seis modalidades diferentes farão parte do programa. Todas com carros homologados pela FIA. Conheça:
Auto Slalom
Prova em um circuito slalom em que os pilotos devem contornar uma série de cones colocados no trajeto com um modelo elétrico de rua de tração integral. Os times serão formados por duplas que terão obrigatoriamente um piloto homem e uma mulher, ambos com carteira nacional e mais de 16 anos.
Cross Car
Provas para Júniors (13 a 15 anos) e Sêniors. O carro é um monoposto de cross com estrutura tubular e gaiola, com motor traseiro e tração traseira
Digital
Competição eSport na plataforma Gran Turismo
Drifting
Com modelos que seguem o recente regulamento da FIA para modalidade, DC1. Apenas pilotos com carteira internacional da FIA D1.
Endurance
Prova de 120 minutos com modelos LMP3. Pilotos com licença internacional da FIA de nível C. A dupla deve ser composta por um piloto com carteira prata e um bronze.
F4
Irá usar o modelo KC – MG 01 de F4. Pilotos não devem ter mais de duas temporadas de experiência no automobilismo com carros nem licença do tipo B para cima.
GT
Modelos de homologação FIA GT3. A provas terão 60 minutos e as equipes devem ser compostas por duplas com um piloto com licença prata e um com bronze.
GT Sprint
Mesmo formato da GT, mas com apenas um piloto por carro.
Rally Histórico
Modelos de homologação 2 e 3 da FIA, com piloto e navegador.
Rally Histórico de Regularidade
Prova aberta para qualquer veículo histórico homologado para competições da FIA. Prova com 900 km na região, sendo a largada e chegada em Paul Ricard. Estágios válidos para a cronometragem da regularidade de 300 km com velocidade média de 50 km/h.
Kart Endurance
Karts estilo indoor com motor de quatro tempos da Honda. Prova de 240 minutos com quatro pilotos por kart, obrigatoriamente dois homens e duas mulheres com mais de 17 anos.
Kart Slalom
Competição em pista de slalom em que os pilotos devem contornar uma série de cones colocados no trajeto com karts elétricos de 20kW fornecidos pela FIA. Equipes com dois pilotos, um homem e uma mulher, entre 14 e 15 anos.
Kart Sprint
Prova com karts da categoria OK Jr para pilotos entre 11 e 14 anos na competição Júnior e mais de 14 anos na Sênior.
Rally2
Qualquer carro de rali homologado pela FIA. 12 jogos de pneus e combustível de competição da FIA. Pilotos e navegadores com licença internacional da FIA.
Rally4
Qualquer carro de rali homologado pela FIA. 8 jogos de pneus e combustível SP 98 (equivalente a gasolina aditivada de rua). Pilotos e navegadores com licença internacional da FIA.
Turismo
Carros homologados para provas do TCR. Pilotos devem ter licença nível C da FIA.
O Brasil nos Jogos
A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) pretende participar de forma mais ativa na edição de 2021 do FIA Motorsport Games. A ideia é ter representantes no máximo de competições possível.
Os campeões das categorias OK e OK Júnior na Copa Brasil, que acontece entre 21 e 30 de julho em Londrina, terão o direito de participar na categoria Sprint. Mas a confederação não irá contribuir com os custos, o que deve desestimular a participação.
Para as categorias Endurance e Slalom, a entidade fez uma parceria com o Kartódromo Granja Viana para promover uma seletiva em agosto. No primeiro caso, uma bolsa de R$ 15 mil para a inscrição será concedida ao time vencedor dessa eliminatória.
Comentários