Jim Clark foi um dos grandes talentos dos anos 60

Clark, o maestro das tomadas incomuns | Desvendendo o estilo dos gênios #5

No quinto artigo da nossa série “Desvendando o estilo dos gênios”, detalharemos mais a fundo a tocada de Jim Clark, figura que intrigou o automobilismo por sua ambivalência visível: homem tímido e introvertido fora das pistas, piloto diabolicamente veloz dentro delas.

Clark brilhou em uma época em que as diferenças no estilo de cada piloto eram mais visíveis ao olhar. Graças ao perfil dos carros dos anos 1960, com baixa pressão aerodinâmica e pneus sulcados, a pilotagem tinha tons mais plásticos, e cada competidor podia aplicar sua condução própria, de modo que isso era visto facilmente pelo público.

Para esmiuçarmos a técnica de Clark, é preciso desapegar do conceito tido como o mais convencional: freadas tardias e fortes em linha reta, vértice da curva bem definido e retomada da aceleração já na fase final da tangência. Talvez essa seja a realidade do automobilismo moderno, com carros estabilizados pelo efeito do downforce em que derrapadas são sinônimo de “perda de tempo”.

Não era o caso dos anos 60 – aliás, as imagens da época eram verdadeiros colírios para os olhos com seus carros deslizando quase que em sincronia. Andar “de lado” era visto como uma das formas mais eficientes de ser rápido, e quem já teve a chance de dar umas voltas no simulador “Grand Prix Legends” (coisa que este escritor já tentou fazer, sem grande sucesso) pode ter uma ideia.

Uma técnica usada não só por Clark, mas também por outros grandes nomes da época, é o chamado trail braking. Trata-se do uso sincronizado do freio e do volante, aplicando cada comando de forma gradativa e ajustando sua “dose” dependendo do ponto da curva. Em resumo, é “frear virando”.

Mesmo assim, havia particularidades dentro de um estilo aparentemente semelhante. Clark adotava um uso magistral dos comandos, ou seja, dominava não só freio e volante, mas também o acelerador. O escocês, na base da sensibilidade apurada, ajustava as escorregadas de maneira precisa e responsiva, sem grandes movimentos bruscos. Assim, seu carro deslizava costumeiramente de um jeito uniforme nas quatro rodas.

O que se ganhava com isso? Primeiramente tempo, já que, assim, a velocidade se mantinha mais constante durante as tomadas (uma escapada de traseira ou de frente exigiria eventuais correções). Além disso, Clark conseguia ser absurdamente suave e mantinha seus componentes conservados, algo importantíssimo em uma época de carros frágeis.

A suavidade nas escorregadas de Clark

Um engenheiro da Dunlop comparou ao jornalista Peter Windsor o estilo de Clark com o de outros grandes nomes da época: Jack Brabham abusava mais seus pneus traseiros, enquanto Dan Gurney e John Surtees se apoiavam nos dianteiros. Clark, mais neutro, gastava menos e de forma mais equivalente a borracha de suas quatro rodas.

“Sei que tenho a tendência de entrar em uma curva mais cedo do que a maioria das pessoas. Eu prefiro ‘cortar’ a curva e, com meus freios acionados, apontar o carro mais cedo. Desta forma, eu crio um vértice falso, porque eu acelero mais cedo e escorrego com o carro até a tomada real, para, então, continuar escorregando até que eu chegue à reta seguinte”, detalhou Clark, em sua autobiografia “Jim Clark At The Wheel”.

Jim Clark se prepara para a largada do GP da Holanda de 1965, em seu Lotus
Jim Clark se prepara para a largada do GP da Holanda de 1965, em seu Lotus (Foto: Honda)

Em resumo, trata-se do uso da dose certa do freio, movimentos precisos e mínimos ao volante, trajetória incomum (cujo desenho visto de cima teria um perfil um tanto quanto estranho) e o acelerador como auxílio para direcionar o carro nas curvas. Outra lenda da F1, Jackie Stewart detalhou ao podcast da “Motorsport Magazine” as lições que recebeu de Clark no início de sua carreira:

“Quando você vai se aproximar de uma curva, não se deve tirar o pé de uma vez do acelerador. Você precisa tirar gradativamente para não sentir a desaceleração, e aí pisar no freio gentilmente. A mesma coisa acontece no volante: o primeiro movimento precisa ser gentil para só depois virar mais. Você gasta menos combustível, menos pneu, menos freios. Suavidade é a palavra.”

A tal suavidade de Clark era obtida graças a uma sensibilidade monstruosa ao volante. Isso também resultava em uma versatilidade em seu estilo, o que foi visto durante o mágico ano de 1965, quando competiu em nada menos que 59 eventos, de todos os tipos de modalidade, dominou a F1 e venceu as 500 Milhas de Indianápolis.

Curiosamente, seu estilo “camaleão” também lhe rendeu as poucas críticas que foram feitas à sua pilotagem. Muitos consideravam que Clark tinha dificuldades em apontar defeitos em seus carros porque ele simplesmente se adaptava a eles, independentemente de seu equilíbrio ou característica.

“Eu consigo chegar próximo ao limite com um carro que sai de traseira. Mas não deve sair muito de traseira. No que diz respeito à F1, tenho uma leve tendência a carros que saem de frente”, definiu Clark à revista “Autosport”

Em talento puro ao volante, Clark atingiu um nível que talvez só foi obtido posteriormente por Ayrton Senna. E, assim como o brasileiro, o escocês morreu cedo, com apenas 32 anos. Talvez pelo fim precoce seus números não façam jus às suas habilidades. Mas esqueçam as estatísticas: o legado de Clark no automobilismo foi a redefinição do que é ser um verdadeiro piloto de corridas habilidoso e polivalente.

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