Glen Dix e a bandeirada de chegada mais estilosa da história da F1
Em 1985, quando o primeiro GP da Austrália foi realizado nas ruas de Adelaide, muitos fãs e expectadores tiveram uma grande surpresa no momento da chegada. E isso não aconteceu necessariamente por conta do resultado (apesar do pódio duplo da Ligier ser digno de nota), mas principalmente por conta da atuação de Glen Dix.
Dix não era piloto, mas sim, o homem responsável por recepcionar os pilotos na linha de chegada com a bandeira quadriculada. O australiano teve uma atuação quase que artística, agitando o símbolo do final de prova de uma forma nunca vista antes. Na época, a bandeirada era dada dentro da pista, o que deixou o show de Dix ainda mais visível para todos que estavam assistindo à corrida.
Ano após ano, ele acabou se tornando um verdadeiro símbolo do GP da Austrália, presente com sua performance única a cada chegada, sem deixar nenhum dos pilotos sem o prazer de ver a sua forma toda especial de chacoalhar a bandeira quadriculada. Do primeiro ao último colocado, sempre com o mesmo entusiasmo.
“Todos eles fizeram o seu melhor, deram o seu melhor. Então, por que não trata-los do mesmo jeito?”, disse recentemente em uma entrevista ao canal oficial da Supercars Australiana.
Dix fez o trabalho em todas as provas da F1 que foram realizadas em Adelaide, de 1985 a 95, e ainda foi convidado para dar a bandeirada final na primeira edição do GP da Austrália realizada em Melbourne, em 1996. Aquela acabou sendo sua última participação na F1, após 12 anos.
Internacionalmente, ele ficou conhecido como o agitador de bandeira mais estiloso do circuito mundial de F1, porém, sua contribuição para o automobilismo australiano foi bem maior do que isso.
Tanto que em 2009 ele entrou para o Hall da Fama do Automobilismo do país e ainda recebeu a medalha da Ordem da Austrália, concedida pela realizada do Reino Unido a cidadãos australianos por realizações ou serviços notáveis. No caso de Dix, claro, foi por sua participação bastante ativa para o crescimento e fortalecimento do esporte a motor no país.
Envolvimento de Dix no automobilismo australiano
Glen Dix nasceu em 1934, na cidade de Victor Harbor, na Austrália Meridional. Ele trabalhou por 40 anos na marina e porto de Adelaide, a poucos quilômetros de sua cidade natal. Mas paralelamente ao seu emprego principal, ele se envolveu com o esporte a motor.
Seu primeiro contato com o automobilismo foi no começo da década de 50, quando começou a frequentar a Associação de Pilotos de Corrida do Sul da Austrália, por intermédio do amigo Ross Schultz, que era secretário da entidade.
Aos poucos, seu envolvimento só cresceu. Primeiro, como auxiliar de transmissão de rádio das provas, fazendo anotações da classificação e contagem de voltas. Depois, participando da equipe de limpeza da pista após acidentes no circuito oval de terra de Rowley Park.
Entre 1954 e 55, ele assumiu como diretor de prova dos eventos no circuito de Wakefield Park, localizado entre as cidades de Camberra e Sidney. Foi nesta época em que ele também começou a ser responsável pelas bandeiradas verde na largada e quadriculada na chegada das provas.
Com talento para organizador das corridas, Dix logo começou a ser convocado para ser comissário em diversas provas e categorias, incluindo ralis, desafios de inverno, corridas em circuito de terra (os famosos speedways australianos), stock car e até mesmo em competições de moto, como motocross e de pista.
Na década de 60, ele ajudou a formular as regras das principais competições de kart da Austrália. Essa participação fez com que ele fosse convidado para ser comissário sênior das principais competições do país da modalidade.
Dix gostava tanto de automobilismo que além da organização, também se envolveu no trabalho de levantar fundos com empresários para financiar corridas pela Austrália. Isso tudo sem nunca renunciar ao seu posto administrativo na marina e porto de Adelaide.
Fama Internacional
A F1 finalmente fez sua primeira corrida na Austrália válida pelo campeonato mundial em 1985. Por motivos óbvios, Dix logo mostrou interesse em participar de alguma forma. Ele não recebeu nenhum cargo de organização ou administrativo do evento, mas a alcunha da bandeirada ao final da corrida.
Sua atuação aeróbica e quase artística ao realizar a tarefa ganhou destaque nos jornais de todo mundo junto com os relatos e reportagens sobre o GP da Austrália. “Eu queria que os competidores sentissem que o esforço deles não tinha sido em vão. Que eles recebessem um sinal que os encorajasse a dizer que valeu a pena vencer”, explicou ao canal da Supercars.
A aposentadoria do posto veio em 1997, quando ele estava com 62 anos. Ele ainda viria a dar a bandeirada em quatro provas da classe principal da MotoGP (na época, a 500cc) e de várias corridas da Supercars (a principal categoria do país, que levava o nome de V8 Australiana).
Mesmo após deixar as bandeiradas, ele continuou com forte atuação nos bastidores do automobilismo australiano, principalmente no kart, modalidade da qual foi um dos formadores do Conselho de Kart do Sul da Austrália. Ele interrompeu esse envolvimento apenas em 2017, aos 83 anos de idade, dizendo que decidiu “parar, antes que caísse”.
Glen Dix vive hoje em Victor Harbor, e, em entrevistas recentes, diz que ainda luta para “desacelerar uma pouco”.
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