(Foto: LAT/Mercedes)

Hamilton fala sobre “jornada” longe da luta pelas vitórias na F1

Lewis Hamilton é o recordista de quase todos as estatísticas importantes da F1. Sem dúvida nenhuma, é um dos maiores nomes da história da categoria. E isso aconteceu muito porque desde o primeiro GP de carreira no Mundial, ele esteve em condições mínimas de brigar por vitórias.

Mesmo quando não teve carro para lutar pelo título no longo prazo, como aconteceu, por exemplo, nas temporadas de 2009, 2011 e 2013, ele ainda sim tinha uma base que lhe dava condições de brigar por triunfos esporádicos. Sendo assim, entre seu primeiro ano na F1, em 2007, até 2021, Hamilton venceu corridas em todos os campeonatos.

Isso mudou radicalmente nas últimas duas temporadas. A Mercedes ficou distante da luta pelas vitórias em 2022 e 23 e a única exceção foi o GP de São Paulo de 22, quando conseguiu uma dobradinha com Russell à frente de Hamilton, que precisou se recuperar de um acidente com Max Verstappen logo nas primeiras voltas.

Em coletiva de imprensa pré-GP de São Paulo de 2023, Hamilton comentou que após um primeiro momento de frustração, ele aprendeu nesta nova fase a apreciar o trabalho mais básico de desenvolvimento e as pequenas conquistas que isso traz a cada etapa.

“Acho que essa jornada tem sido interessante para mim. Pois quando criança, ser primeiro era tudo e todo resto vinha depois disso. E não acho que qualquer piloto gosta muito [de brigar por coisas menores]”, apontou Hamilton.

“Mas eu realmente curti, pelo menos este ano [de 2023], elementos que você aprende a refazer o trabalho de base. E conseguir um pódio, por exemplo, é algo novo, dá uma sensação nova. E você sabe o quão difícil é”, continuou.

Hamilton ainda citou o quanto ficou contente com o segundo lugar no GP dos EUA, em um momento em que teoricamente a Mercedes ainda não tem condições de brigar por vitórias contra a Red Bull, mas que através do trabalho do final de semana no acerto do carro e na estratégia de corrida, passou perto da vitória.

“Acho que ao passar por esse processo, estou aprendendo a apreciar mais a ter mais gratidão. Terminar em segundo na semana passada [em Austin] foi muito especial. Não podíamos vencer a corrida, mas estávamos lutando por uma possibilidade de vencer em Austin”, apontou.

Confira a declaração de Hamilton em vídeo:

Comunicar erro

Comentários