Copersucar Fittipaldi F5A: o melhor carro de F1 brasileiro
No início desta semana, completou-se o 40º aniversário do histórico pódio obtido por Emerson Fittipaldi no GP do Brasil de 1978, na estreia de Jacarepaguá na F1. O feito aconteceu a bordo do Copersucar Fittipaldi F5A, que se mostrou o melhor carro da categoria já construído pelos brasileiros.
Portanto, trata-se de uma ótima oportunidade para conhecermos melhor o Copersucar F5A! O Projeto Motor teve acesso ao carro e fez imagens exclusivas, o que você pode conferir no vídeo que está incorporado no final deste post.
Como o próprio nome indica, o modelo é herdeiro direto do F5, utilizado pela equipe na temporada anterior. O projeto original, de Dave Baldwin, passou por uma intensa atualização, liderada pelo Studio Fly, da Itália, e com colaboração de Ricardo Divila.
A intenção era aplicar no Copersucar os conceitos do efeito-solo, que já vinham ganhando espaço na época. Por isso, o F5A tem inspiração no trabalho feito pela Lotus, o que inclui as posições dos radiadores e a presença de minissaias.
O resultado deixou os brasileiros entusiasmados. Ao todo, foram seis provas na zona de pontuação, o que, além do pódio em Jacarepaguá, também incluiu dois quartos lugares (Alemanha e Áustria), dois quintos (Holanda e Watkins Glen) e um sexto (Suécia).
Durante a temporada de 78, o F5A marcou 17 pontos, todos com Emerson, seu único piloto. Isso foi suficiente para colocar a equipe em sétimo no campeonato, à frente de McLaren, Williams (que também fazia temporada pioneira com o FW06) e Renault. Certamente um resultado histórico.
O F5A também precisou ser usado pela Copersucar durante parte da temporada de 79, já que o modelo sucessor não foi bem nascido. Àquela altura, o F5A já estava em seu limite de desenvolvimento e ficou para trás. Contudo, por mais que tenha saído de cena de forma discreta, ele deixou sua marca na história brasileira na F1.
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