Power parte para cima de Dixon em Road America
Power parte para cima de Dixon em Road America (Foto: Travis Hinkle/IndyCar)

Um dia de fúria na Indy: Power vai para cima de Dixon e xinga Grosjean

O sábado (17) da Indy no circuito de Road America teve Will Power, bicampeão da categoria e ainda um dos principais pilotos do grid, em um verdadeiro dia de fúria por conta de manobras dos rivais.

Os problemas aconteceram durante o último treino livre da etapa antes da classificação e envolveram, em questão de minutos, logo no começo da sessão, Romain Grosjean, da equipe Andretti, e Scott Dixon, da Ganassi.

O primeiro lance aconteceu com o piloto francês. Power estava logo atrás do rival em um setor de alta velocidade de Elkhart Lake, mas onde a pista faz várias mudanças de direção. O australiano da Penske chegou a ficar quase ao lado do ex-F1, porém, Grosjean não deixou espaço para a ultrapassagem.

Power teve que frear bruscamente e ainda passou com uma das rodas por cima da grama, em um momento de certo perigo considerando que os pilotos alcançam velocidades entre 280 e 290 km/h naquele local da pista.

Poucos minutos depois, porém, aconteceria o lance que daria mais dor de cabeça para o australiano e sua equipe. Ele ainda seguia andando logo atrás de Grosjean, tentando encontrar um espaço para ultrapassagem. Dixon estava mais à frente e após uma rodada, voltava para o traçado e não sabia que os dois estavam andando tão próximos.

Ainda lento na pista, o piloto da Ganassi esperou Grosjean passar e quando foi mudar de lado na pista para deixar o traçado rápido livre, acabou acertando Power, que, sem ter para onde ir, bateu no neozelandês e ainda foi parar no muro.

Power, que provavelmente já estava irritado com Grosjean no cockpit, desceu do carro revoltado e foi para cima de Dixon. O experiente piloto da Ganassi claramente assumia o erro, mas no primeiro momento, o australiano da Penske pareceu que não queria nem ouvir o que o adversário tinha a dizer e partiu como se quisesse acertá-lo, precisando inclusive ser contido pelos fiscais.

Pouco depois, Dixon concedeu entrevista para a transmissão oficial da Indy e não só assumiu a culpa pelo acidente como ainda lamentou por Power, sabendo do estrago que a batida poderia ter no final de semana do australiano por eles estarem a poucas horas da classificação.

“Eu vi Grosjean no meu retrovisor quando estava voltando da minha rodada, eu não percebi que Power estava lá. Eu realmente lamento por ele e por sua equipe. Foi um erro meu e claro que estou frustrado por destruir o meu carro e o dele também”, declarou o hexacampeão da Indy.

Os dois conversaram no carro que levou ambos para checagem no centro médico e o próprio Dixon disse que entendia a irritação inicial de Power logo após o acidente. O australiano também conversou minutos depois da batida com a reportagem da transmissão da Indy e, mais calmo, apenas lamentou toda a confusão.

“Scott se moveu de forma abrupta e eu estava vindo… É um acidente muito infeliz. Não tinha nada que eu poderia ter feito. Eu não esperava que ele fosse se mexer daquele jeito. É uma pena. Eu sentia que tínhamos um bom carro. Vamos reconstruí-lo e ver o que acontece”, disse Power.

Power volta a se revoltar após a classificação

Com o carro reconstruído às pressas para a classificação, Power teve problemas com o acerto de seu Dallara-Chevrolet e ficou apenas com a 23ª posição do grid.

O resultado obviamente voltou a frustrar o piloto de 42 anos, que estava claramente mais nervoso novamente na entrevista que concedeu ao canal NBC Sports após a tomada de tempos. “Estou aborrecido com o que Dixon fez hoje de manhã, arruinou todo o nosso final de semana. Foi uma manobra terrível”, disse Power.

Mas o que acabou mais chamando a atenção foi o que ele disse sobre Grosjean. Após ser perguntado sobre como um carro remontado com tão pouco tempo nunca iria se comportar da mesma forma como antes, ele explicava o que a equipe Penske precisou trocar em seu chassi e, de repente, lembrou o incidente com o francês de instantes antes da batida com Dixon.

“E Grosjean é um merda se você olhar o que ele fez no treino livre. Ele precisa tomar um soco na cara”, declarou Power, mostrando toda a sua irritação com os adversários e sua situação para a corrida.

Power deixou a entrevista em seguida, sem disfarçar que estava furioso. A declaração foi tão repentina que o próprio repórter disse em seguida na transmissão que eles precisariam buscar o que tinha acontecido, já que o lance dos dois estava relativamente esquecido perante o acidente com Dixon.

Na corrida, Power conseguiu melhorar um pouco seu posicionamento, mas terminou apenas em 13º, longe do que ele acreditava que poderia fazer, principalmente após o bom segundo lugar que ele tinha conquistado em Detroit, na etapa anterior.

Comunicar erro

Comentários