(Foto: McLaren Automotive)

Dos games para pista: o McLaren Solus que venceu evento de Goodwood

Anualmente, é realizado na Inglaterra, onde ficava o antigo circuito de Goodwood, o Festival da Velocidade, com carros antigos e modernos do automobilismo e presença de equipes e pilotos da F1 e diversas outras categorias.

Com o crescimento desde sua fundação em 1993, o Festival de Goodwood também se tornou um ponto importante para o marketing das montadoras, que promovem eventos e demonstrações de novos carros e conceitos para o futuro.

As imagens de carros clássicos de competição pilotados por nomes do passado ou da geração atual sempre são bastante noticiadas, causando momentos de nostalgia entre os fãs. Mas o Festival da Velocidade de Goodwood não para por aí.

O desafio da subida da montanha também é feito para quem quer acelerar. E diversos carros trazidos por colecionadores, competidores do tipo e até times profissionais enfrentam as curvas apertadas de Goodwood e os olhares dos fãs para ver quem será o mais rápido de cada edição.

Em 2023, o carro vencedor vale uma menção extra, pois marcou a estreia de um projeto bastante especial da McLaren: o Solus GT. O time, que segue com as comemorações de seus 60 anos em 2023, construiu o modelo baseado em uma versão virtual, o McLaren Vistion, idealizado para o game Gran Turismo SPORT de 2017.

Desta forma, o Solus não segue qualquer tipo de regulamento de estradas ou pistas. É um hipercarro totalmente livre de amarras de regras, construído apenas para impressionar. Mesmo a versão virtual passou por um desenvolvimento em CFD (Desenvolvimento Aerodinâmico por Dinâmica de Fluidos Computacional). Quando veio para o mundo real, também foram realizados testes em túnel de vento para refinamento dos conceitos.

McLaren Solus GT foi revelado ao público no Festival de Goodwood de 2023
McLaren Solus GT foi revelado ao público no Festival de Goodwood de 2023 (Foto: McLaren Automotive)

Ele possui um cockpit ovalado com tela rodeando a cúpulaque proporciona uma visão de 180 graus da pista. As cápsulas das rodas ajudam a reduzir o peso e a manipular o fluxo de ar para minimizar a turbulência atrás de cada pneu. As bordas traseiras superbaixas minimizam a pressão de base e eliminam o arrasto.

Na parte traseira, há uma tampa que permite acesso fácil ao compartimento do motor, um V10 de 5,2 litros aspirado que desenvolve 840 cv e 650Nm de torque. Como o peso total do carro é de 1.000 Kg, ele proporciona uma relação peso-potência impressionante. A velocidade máxima estimada pela McLaren para o Solus é de 322 Km/h.

O interior do cockpit foi projetado para uma experiência próxima da F1 em uma cabine que lembra a de um caça. O volante de fibra de carbono abriga a maioria dos controles primários e uma tela TFT.

O Solus ainda é equipado com um sistema de aquecimento, ventilação e ar-condicionado para proporcionar mais conforto ao motorista. Acima da cabeça do piloto também existe uma tela de visão traseira, que transmite imagens em tempo real de uma câmera montada no santantônio.

Serão construídos pela McLaren apenas 25 unidades do Solus GT. Todas elas já foram adquiridas por clientes especiais da montadora britânica por 3 milhões de libras (cerca de R$ 18 milhões) e com entregas previstas ainda para 2023. Eles poderão utilizar seus novos brinquedos em eventos de pista como track days específicos para este tipo de modelo.

A estreia do McLaren Solus em Goodwood

O Solus GT fez sua primeira aparição pública em movimento no último dia 13, no primeiro dia do festival de Goodwood. No domingo (16), conduzido pelo piloto de fábrica da McLaren, Marvin Kirchhofer, ele participou do evento cronometrado em que acelerou pelo pecurso de 1,86 Km da colina de Goodwood com o tempo de 45s342.

O McLaren Solus GT ficou com o título da edição de 2023 do Festival com um segundo de vantagem para o também impressionante Subaru GL Family Huckster, modelo clássico pilotado por Travis Pastrana.

O impressionante  Subaru GL Family Huckster de Travis Pastrana também fez bonito em Goodwood
O belo Subaru GL Family Huckster de Travis Pastrana também fez bonito em Goodwood

A terceira posição ficou com outra McLaren, mas um modelo clássico de F1, uma M26-Cosworth de 1976, mesmo modelo do título de James Hunt naquela temporada do Mundial. As cinco primeiras posições foram completadas por um Porsche 911 GT3 Cup e um Nissan Skyline GT-R R32, que ficou a 2s7 do vencedor.

Comunicar erro

Comentários

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial