Interlagos é a casa da F1 no Brasil nas últimas três décadas
(Foto: Pirelli)

Prefeito de SP descarta concessão de Interlagos: “Fica público”

A novela sobre o Autódromo de Interlagos é antiga. Desde os anos 80 se discute o que fazer com a enorme área em que ele é instalado e se vale a pena a cidade a manutenção do circuito ou transformação em outro fim.

Com o retorno da F1 a São Paulo no começo dos anos 90, a discussão foi abafada por duas décadas, mas, nos últimos anos, com a quase perda do GP, o debate foi reanimado, inclusive com alguns vereadores da cidade sugerindo que o terreno fosse destinado para um condomínio de casas populares.

Ao assumir a prefeitura em 2016, João Dória iniciou um processo de privatização do equipamento público, mas Justiça barrou a ideia por encontrar problemas no trâmite da autorização. Depois, quando Bruno Covas assumiu a prefeitura, o foco mudou para uma concessão, que na época também foi paralisada pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) para ajustes no edital.

Só que a situação pode ter mudado bastante. Em coletiva de imprensa no autódromo, nesta quinta-feira (26), o prefeito Ricardo Nunes, que assumiu o município após a morte de Covas, afirmou que o TCM finalmente autorizou a concessão no começo de outubro, porém, agora, a prefeitura é que não tem interesse.

“Na minha gestão, enquanto eu for prefeito, não vai ser vendido nem vai ser feita a concessão do Autódromo de Interlagos”, decretou Nunes ao ser questionado pelo Projeto Motor sobre a situação.

Ele continuou a resposta destacando que o novo momento financeiro da capital paulista, mais saudável do que há seis anos, propicia essa mudança de posição sobre Interlagos.

“Temos hoje uma situação financeira diferente do município. Temos hoje uma classificação [de risco] triplo A, é o único ente da federação que tem uma classificação igual essa. Então, temos uma condição financeira da cidade que não se faz necessária qualquer tipo de concessão ou venda. Portanto, o autódromo, enquanto eu for prefeito, fica público. E a gente vai melhorando a infraestrutura dele para atender melhor o público aqui.”

O Projeto Motor confirmou com o TCM que, em 14/09, o processo de concessão de Interlagos foi autorizado. A reportagem também teve acesso ao ofício da prefeitura, assinado pela chefe de gabinete Tatiana Regina Rennó Sutto, tomando ciência da decisão e afirmando que serão iniciados “os estudos para elaboração de novo Edital para concessão do Autódromo de Interlagos.”

Interlagos se estrutura para novo formato de evento da F1

O Projeto Motor conversou com Luis Ernesto Morales, engenheiro chefe do GP de São Paulo, que explicou que aconteceram intervenções na pista para a edição deste ano da prova. “Apenas manutenção do que já existe, recolocação de barreira de pneus e guardrails”, explicou.

Interlagos irá receber a F1 pela 39ª vez em sua história em 2022
Interlagos irá receber a F1 pela 39ª vez em sua história em 2022 (Foto: Lucas Santochi/Projeto Motor)

Assim, as grandes novidades em Interlagos para 2022 fica na estrutura para o público. Alan Adler, diretor executivo da promotora da prova, mostrou à imprensa em evento no circuito o aproveitamento do espaço do autódromo com mais arquibancadas e, principalmente, a construção de uma nova área para espectadores acompanharem a corrida.

Esse espaço, que terá ao seu centro uma enorme estrutura montada por um patrocinador do GP, fica no gramando na parte interna da pista, entre as Curvas do Mergulho, Junção e do Café. O acesso será feito por uma passarela que passa por cima da Subida para a reta dos boxes. A área é descoberta e sem arquibancada, onde os fãs poderão acompanhar a corrida do gramado e ter acesso a palcos com shows de música e DJs.

O dirigente também destacou do trabalho para a melhora dos acessos de Interlagos e da utilização de uma nova tecnologia de catracas, o que deve agilizar a entrada das pessoas no local. Essa preocupação aconteceu principalmente pelos problemas que aconteceram em 2021, quando longas filas formaram nas entradas do Autódromo. Com essas melhorias, a expectativa é receber durante os três dias e evento aproximadamente 230 mil pessoas.

Adler prometeu um evento maior em 2022 depois de uma organização um pouco mais conservadora em 21, primeiro ano da nova promotora no comenado da prova, por conta da pandemia. “Teremos mais shows, performances, melhora no som do autódromo e nos telões para todo o público poder acompanhar o que está acontecendo durante todo o dia”, disse.

O GP de São Paulo de 2022 acontece nos dias 11 e 13 de novembro, em Interlagos. Os ingressos já estão esgotados.

Comunicar erro

Comentários