(Foto: Harry Parvin/WEC)

Com novo acordo com WEC, São Paulo recebe três mundiais FIA em 2024

O público brasileiro – e mais especificamente de São Paulo – terá a oportunidade de acompanhar três corridas válidas por campeonatos mundiais da FIA em Interlagos a partir de 2024. A capital paulista assinou contrato com o WEC (Mundial de Endurance) nesta sexta-feira (09) e já foi anunciada pela organização da competição como etapa na próxima temporada.

As 6 Horas de São Paulo serão a quinta etapa do WEC em 2024, em 14 de julho, um mês após as 24 Horas de Le Mans. Esta será a segunda passagem da competição pela pista paulistana, que também recebeu os principais carros do endurance mundial entre 2012 e 14.

As corridas naquela época foram organizadas por Emerson Fittipaldi, que acabou deixando um rastro de problemas financeiros e falta de pagamentos a fornecedores que até hoje não conseguiram receber por seus serviços.

Um retorno chegou a ser anunciado para 2020, que teria agora como promotora a empresa N Duduch Motorsports, mas a prova foi cancelada menos de dois meses antes de sua data. Novamente, o problema principal foi com a promotora, que não cumpriu obrigações contratuais com o WEC.

O novo promotor das 6 Horas de São Paulo será a empresa Mais Esportes Brasil, que tem Carlos Col como CEO. O dirigente foi fundador da Vicar no final da década de 90 e liderou a remodelação da Stock Car no começo dos anos 2000 e depois, novamente, entre 2019 e 2021, quando também comandou a introdução do novo carro da categoria nacional.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, foi a Le Mans neste final de semana para assinar o contrato que tem cinco anos de duração com a Le Mans Endurance Management (LMEM), proprietária e organizadora do WEC.  Com este acordo, São Paulo passa a ser sede a partir de 2024 de uma etapa da F1 (em Interlagos com contrato atual até 2025), Fórmula E (circuito de rua no Anhembi até 2027) e o WEC (em Interlagos até 2028).

CEO do WEC, Frédéric Lequien, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, na assinatura do contrato com o WEC em Le Mans (Foto: Chrstian Rodriguez/WEC)
CEO do WEC, Frédéric Lequien, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, na assinatura do contrato com o WEC em Le Mans (Foto: Chrstian Rodriguez/WEC)

Dos campeonatos “Mundiais” com chancela da FIA, apenas três não competem no Brasil atualmente: o WRC (Mundial de Rali), o W2RC (Mundial de Rali Raid, conhecido também como rali cross country) e o Mundial de RallyCross.

“A realização das 6 Horas de São Paulo, com carros e pilotos que participam da mais tradicional prova do automobilismo mundial, consolida a capital paulista como um dos mais importantes polos de esporte a motor do mundo. A cidade passa ser a única a sediar as três principais categorias homologadas FIA Federação Internacional de Automobilismo. São Paulo é o melhor destino internacional para os apaixonados pela velocidade”, celebrou o prefeito Nunes, em nota oficial da prefeitura.

A nova prova do Mundial de Endurance em Interlagos

Depois de um momento de crise e revisão de seus conceitos técnicos e comerciais durante o final da última década, o WEC está em momento de expansão. Isso está acontecendo principalmente por conta da da entrada de diversas montadoras em sua classe principal, atraídas pelo novo regulamento do campeonato.

A estratégia foi uma convergência com entre o WEC e a IMSA, campeonato americano de endurance, uma subsidiária da Nascar. Assim, os novos modelos da Hipercarros de Le Mans e da GTP (ou LMDh) de Daytona podem competir nas duas competições pela vitória geral, utilizando um Balanço de Desempenho que equilibra os carros.

Nas 24 Horas de Le Mans de 2023, o grid já conta com Cadillac, Vanwall, Porsche, Toyota, Ferrari, Peugeot e Glickenhaus. Para 2024, se juntam a este grid também a Alpine, Lamborghini e BMW.

Ferrari e Toyota estão entre as favoritas pela vitória das 24 Horas de Le Mans de 2023 (Foto: Gabi Tomescu/WEC)
Ferrari e Toyota estão entre as favoritas pela vitória das 24 Horas de Le Mans de 2023 (Foto: Gabi Tomescu/WEC)

A presença brasileira na edição deste ano da prova também é grande, com cinco representantes. Na classe principal, de Hipercarros, estão Felipe Nasr, pela Porsche, e Luis Felipe Derani, da Action Express Cadillac. Na LMP2, de protótipos utilizados por equipes independentes, o país tem Pietro Fittipaldi, da Jota, e André Negrão, pela Alpine. Na classe GTE Am, de esportivos GTs, compete Daniel Serra, pela Kessel Ferrari.

O WEC também irá aumentar o número de etapas para a próxima temporada de sete para oito. Saem Sebring, Portimão e Monza para a entrada de Losail, Imola, Austin e Interlagos. O novo calendário de 2024 fica desta forma:

24/02 –  Losail (Catar) / 1.812 Km ou 10 Horas
21/04 – Imola (Itália) / 6 Horas
11/05 – Spa (Bélgica) / 6 Horas
15/06 – Le Mans (França) / 24 Horas
01/09 – Austin (EUA) / 6 Horas
15/09 – Fuji (Japão) / 6 Horas
02/11 – Sakhir (Bahrein) / 8 Horas

Segundo a organização das 6 Horas de São Paulo, os ingressos estarão disponíveis a partir de 1º de outubro de 2023, com preços a partir de R$ 250,00. 

Confira os vídeos da série “WEC em 5 minutos” do Projeto Motor na playlist:

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