Lançamentos da F1 2021: Red Bull aposta em ajustes no RB16 para atacar a Mercedes

Começou a temporada de lançamentos dos novos carros da F1 para 2021. Esse ano, os modelos devem seguir linhas parecidas com as do último campeonato por conta do regulamento mais restritivo a novidades. Essa foi uma decisão da F1, FIA e equipes para restringir custos e manter menos pessoas trabalhando nas fábricas durante a pandemia.

Por outro lado, como já explicamos aqui no Projeto Motor, além de ainda existir espaço para evolução dos carros, a temporada ainda terá ajustes nas regras aerodinâmicas, o que irá exigir das equipes da F1 algumas adaptações em seus modelos.

Como fazemos tradicionalmente a cada ano aqui no Projeto Motor, vamos acompanhar o lançamento de cada carro mostrando as imagens e destacando as novidades dos times. Assim, esta nota será atualizada a cada nova revelação dos times com fotos e vídeos de cada modelo.

McLaren – MCL35M

A McLaren foi a primeira equipe a mostrar seu novo carro ao público. Projetado por James Key, o novo modelo MCL35M é uma evolução de seu antecessor, o MCL35. Algumas evoluções são bastante perceptíveis como no bico mais estreito e elegante, e a asa dianteira que aumenta a ênfase no efeito de outwash, que direciona o fluxo de ar para passar por fora das rodas.

É possível perceber também as bargeboards, nas laterais, bem mais refinadas, uma nova saída de ar na tampa do motor e uma mudança considerável na entrada de ar que fica acima da cabeça do piloto.

Lando Norris fez o shakedown da nova McLaren MCL35M

Image 2 of 9

Apesar de tudo isso, certamente a mudança mais importante da MCL35M está embaixo da carenagem: o motor Mercedes. Depois de seis anos de deixar a parceria de muito sucesso com a montadora alemã, período pelo qual utilizou os propulsores da Honda e depois Renault, a McLaren volta a ter os motores da marca da estrela.

E não é uma simples troca. Existe todo um encaixe na parte traseira do carro que precisou ser adaptada e, segundo os próprios engenheiros da McLaren, o processo acabou se tornando o grande foco para 2021. A troca é mais voltada para 22, quando um novo regulamento de chassi será adotado, mas a esperança é que a histórica parceria já faça o time inglês pelo menos dar um salto de competitividade esse ano para brigar por mais pódios.  

AlphaTauri – AT02

A AlphaTauri foi a segunda equipe a mostrar seu novo carro para 2021. O time realizou as adaptações ao seu modelo com novas soluções no desenho do assoalho à frente da roda, onde as novas regras ficaram mais restritivas e até retiraram uma porção inteira da peça. Além disso, também pode-se notar as novas bargeboards, bem mais detalhadas do que as utilizadas em 2020.

Lateral da nova AlphaTauri AT02 (Foto: Red Bull Content)

Image 1 of 6

A suspensão traseira e desenho da parte de trás do carro são praticamente os mesmos em relação ao AT01. O diretor técnico do time, Jody Egginton, explicou no lançamento que a escolha foi por gastar os tokens para essa temporada em novos desenhos do bico e da suspensão dianteira. Essa última, acompanhada de novos elementos do sistema de direção fornecidos pela Red Bull Technology, empresa de projetos do grupo que trabalha com as duas equipes de propriedade da companhia de energéticos.

A apresentação também serviu para mais uma vez vermos a dupla de pilotos formada pro Pierre Gasly, que venceu uma prova pela AlphaTauri em 2020, e o novato Yuki Tsunoda, terceiro colocado na última temporada da F2 com boas apresentações pela equipe Carlin.

Alfa Romeo – C41

Depois de um 2020 decepcionante, em que terminou na oitava posição do campeonato de construtores com apenas oito pontos, a Alfa Romeo apresentou seu novo carro para 2021 com esperança de uma virada em termos de desempenho.

Alfa Romeo apresentou novo esquema de cores com mudança nas áreas vermelhas e brancas

Image 1 of 3

O modelo C41 não mostrou grandes novidades em termos de desenho, pelo menos na apresentação desta segunda-feira, em evento realizado em um teatro em Warsaw, na Polônia, casa do principal patrocinador da equipe. A alteração de mais fácil percepção é na porção do bico, consideravelmente mais estreito do que o antecessor, além, claro, de adequações do assoalho ao novo regulamento.

Uma das grandes apostas por uma melhora para 2021 é certamente a evolução do motor Ferrari, que foi o grande calcanhar de Aquiles dos três times que correm com o equipamento em 2020.

O que mais chamou a atenção, no entanto, foi a mudança na pintura, principalmente na região da tampa do motor. A equipe fez uma troca em relação ao ano passado entre as partes brancas e vermelhas, deixando o carro com uma região mais clara. Os pilotos seguem sendo o campeão de 2007, Kimi Raikkonen, e o italiano Antonio Giovinazzi.

Red Bull – RB16B

A Red Bull mostrou seu carro de forma virtual nesta terça-feira (23) sem grandes novidades perceptíveis nas fotos e vídeos disponibilizados pelo time. Fica claro que a equipe austríaca, que normalmente consegue evoluir bem seus modelos, porém, tem começado mal as temporadas, está apostando em uma evolução do RB16 de 2020 para tentar seguir com algo que estava dando certo. Afinal, ela venceu a última etapa, em Abu Dhabi. Até por isso, o concorrente de 21 apenas ganhou um “B” na nomenclatura, deixando claro que a base segue a mesma.

Parte frontal no novo RB16B trás evoluções no bico que o time testou nas últimas etapas de 2020 (Foto: Thomas Butler / Red Bull Content Pool)

Outra hipótese bastante provável é que apesar do lançamento promocional, a Red Bull preferiu esconder suas principais armas para quando chegar à pista na pré-temporada e primeira etapa do Mundial, ambas no Bahrein, em março.

De qualquer forma, uma das apostas para pressionar mais a Mercedes em 2021 está debaixo da carenagem, com a Honda trazendo uma nova versão de sua unidade de potência. A marca japonesa já deixou claro que, apesar de estar se despedindo da F1 em 2021, quer deixar uma boa impressão em sua temporada final e lutar pelo título.

A dupla de pilotos também gera expectativa. Com Sergio Pérez se juntando a Max Verstappen, a Red Bull espera ter agora dois pilotos que possam brigar na frente contra a Mercedes, abrindo mais possibilidades de estratégias e somando mais pontos no total.

Mercedes – 02/03

Alpine – 02/03

Aston Martin 03/03

Williams – 05/03

Ferrari – 10/03

Haas – a confirmar

Testes da pré-temporada no Bahrein: 12 a 14/03

Comunicar erro

Comentários

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial