As primeiras vitórias de pilotos brasileiros na F1

O Brasil tem seis pilotos que já venceram corridas na F1. O primeiro triunfo aconteceu em 1970, com Emerson Fittipaldi, e o último em 2009, com Rubens Barrichello.

No último 21/04, o público brasileiro da F1 relembrou nas redes sociais os 40 anos da primeira vitória de Ayrton Senna, que aconteceu em 1985, com a icônica Lotus preta e dourada.

O Projeto Motor resolveu ir um pouco mais além e aproveitar a data do triunfo do tricampeão paulista para recuperar as primeiras vitórias de cada um dos pilotos do país que triunfaram na F1.

E importante: vamos focar aqui em alguns dados principais e toda situação em que cada vitória aconteceu. Vamos lá:

Emerson Fittipaldi

Data: 04/10/1970
Local: GP dos EUA (Watkins Glen)
Carro: Lotus- Ford
4º GP na F1
Idade: 23 anos e 9 meses

O contexto da primeira vitória de Fittipaldi na F1 é muito especial. Para começar, o mais óbvio: era o primeiro triunfo de um piloto brasileiro no Mundial. E isso apenas na quarta corrida do futuro bicampeão.

Só que tem mais. A conquista no circuito de Watkins Glen garantiu o título póstumo ao companheiro de Fittipaldi na Lotus, Jochen Rindt. O austríaco tinha morrido em um acidente durante os treinos para o GP de Monza, um mês antes. Já contamos os detalhes deste evento em outro artigo aqui no Projeto Motor.

Após ficar uma corrida fora do Mundial como forma de luto, a Lotus voltou com seus pilotos aos EUA para tentar garantir o título de Rindt. Para isso, bastaria impedir uma vitória de Jacky Ickx, da Ferrari. E por isso o triunfo de Fittipaldi deu a taça ao companheiro.

Após esse momento icônico, mesmo muito novo e recém-chegado à F1, Fittipaldi acabou se tornando o grande líder da Lotus, uma das principais equipes do campeonato na época. E por ela que ele viria a conquistar seu primeiro título, em 1972, e nove de suas 14 vitórias no Mundial.

José Carlos Pace

Data: 26/01/1975
Local: GP do Brasil (Interlagos)
Carro: Brabham-Ford
41° GP na F1
Idade: 30 anos e 3 meses

Pace era considerado um dos grandes talentos brasileiros dos anos 70. Muitos acreditavam que no carro certo, ele poderia brigar pelo título da F1. Seus primeiros anos na categoria, no entanto, não foram nada fáceis, passando pela novata Williams (semente do que viria a ser a atual Williams) e depois Surtees.

Sua grande chance veio quando ele foi contratado pela Brabham ainda no final de 1974. E na abertura de 75, Pace mostrou seu potencial ao conquistar sua primeira vitória.

E não foi de qualquer maneira. Ele venceu em casa, no GP do Brasil, com arquibancadas de Interlagos lotadas. E para melhorar ainda mais o cenário, Emerson Fittipaldi terminou em segundo, consolidando a primeira dobradinha brasileira da história da F1. Já contamos mais detalhes dessa história aqui no Projeto Motor.

Pace não conseguiu repetir a vitória, apesar de seguir como um piloto importante na F1. Em março de 1977, quando ainda era considerado uma potencial estrela da F1, ele morreu em um acidente aéreo na grande São Paulo.

Nelson Piquet

Data: 30/03/1980
Local: GP dos EUA Oeste (Long Beach)
Carro: Brabham-Ford
24º GP na F1
Idade: 27 anos e 7 meses

Após mostrar grande talento nas categorias de base e em suas primeiras provas da F1 por times menores em 1978, Piquet foi contratado por Bernie Ecclestone para ser companheiro de Niki Lauda na Brabham.

E rapidamente o brasileiro começou a mostrar serviço graças ao seu entrosamento com o engenheiro Gordon Murray. Em 1980, ele estava apenas em sua segunda temporada completa, mas já se tornou o líder da Brabham com a saída de Lauda.

O Brasil vivia seu primeiro grande jejum de vitórias, já que não tinha um piloto no alto do pódio desde 1975, com Fittipaldi. E Piquet logo mostrou que estava chegando para acabar com esse hiato e muito mais. Ele venceu a quarta etapa do campeonato, em Long Beach, nos EUA, após largar na pole.

De forma simbólica, Fittipaldi terminou terceiro com o carro da equipe brasileira que ele e seu irmão, Wilson, construíram. Era a última vez que ele terminava uma prova no pódio, como se estivesse passando o bastão para um sucessor. Já contamos mais detalhes dessa história aqui no Projeto Motor.

E Piquet não decepcionou ao abrir esse novo momento do Brasil na F1. Ele venceu mais duas provas naquela temporada e terminou com o vice-campeonato. No ano seguinte, ele conquistou o primeiro de seus três títulos mundiais.

Ayrton Senna

Data: 21/04/1985
Local: GP de Portugal (Estoril)
Carro: Lotus-Renault
16º GP na F1
Idade: 25 anos e 1 mês

Senna surgiu na F1 como um meteoro e impressionou a todos com sua pilotagem bastante agressiva em 1984 pela pequena Toleman. Tanto que em sua segunda temporada, ele já foi contratado pela Lotus, time que ainda era um dos mais fortes da F1.

E ele não demorou a mostrar seu valor. Em sua segunda corrida pelo icônico time britânico, Senna largou na pole a dominou completamente o GP de Portugal realizado inteiramente debaixo de um temporal no circuito do Estoril.

Para se ter uma ideia, ele terminou a corrida 1min02s à frente do segundo colocado, Michele Alboreto, da Ferrari, e com uma volta de vantagem para o terceiro, Patrick Tambay, da Renault, e seu companheiro de equipe, o talentoso Elio de Angelis, quarto colocado.

Senna viria a vencer mais uma corrida em 1985, na Bélgica, também com pista molhada, terminando o campeonato em quarto. A partir de então, ele seguiu sua evolução e marcou a história da F1 com seus vários feitos, suas 41 vitórias e três títulos mundiais.

Rubens Barrichello

Data: 30/07/2000
Local: GP da Alemanha (Hockenheim)
Carro: Ferrari
124° GP na F1
Idade: 28 anos e 2 meses

Barrichello tinha chegado na F1 muito cedo, aos 20 anos de idade, visto por muitos como um dos pilotos mais talentosos da nova geração. Ele realmente comprovou essa fama em vários momentos por Jordan e Stewart, mas por diversas questões que incluíram decisões de carreira, timing errado e falta de consistência em alguns momentos, chance em uma equipe de ponta demorou para se concretizar.

A espera perdurou por oito anos, até quando ele foi contratado pela Ferrari para ser companheiro de Michael Schumacher em 2000. E logo em sua primeira temporada pela equipe italiana, ele conquistou sua tão aguardada vitória. E não foi de qualquer jeito.

Em uma prova cheia de nuances na Alemanha, ele largou na 18ª posição após problemas na classificação e foi se recuperando aos poucos. Na fase final da corrida, um safety car causado pela invasão de um torcedor na pista  juntou o pelotão e deixou todos em estratégias de reabastecimento parecidas. Neste momento, ele já era o terceiro colocado.

Mesmo assim, parecia que ele precisaria de algo mais para superar as favoritas McLarens. Foi quando veio uma chuva em parte do longo circuito de Hockenheim e quase todos os pilotos pararam para a troca por pneus de pista molhada.

Ao perceber que a chuva não caiu em todo o traçado, Barrichello resolveu não parar, assumiu a ponta e seguiu com compostos para piso seco. Em uma atuação que marcaria sua carreira, ele segurou sua Ferrari na pista molhada e venceu a prova. Assim, o piloto encerrava um jejum de sete anos sem vitórias brasileiras na F1.

Felipe Massa

Data: 27/08/2006
Local: GP da Turquia (Istambul)
Carro: Ferrari
66º GP na F1
Idade: 25 anos e 4 meses

Protegido da Ferrari nas categorias de base e até em seu início na F1 pela Sauber, Massa substituiu Barrichelo na Ferrari em 2006 para ser companheiro de Schumacher, agora um heptacampeão mundial.

Bem mais inexperiente que o alemão, Massa foi se acertando com o carro e a pressão de uma equipe grande aos poucos. Após uma primeira metade de temporada difícil, ele cresceu bastante nas provas finais.

Schumacher brigava pelo título com Fernando Alonso, da Renault. E no GP da Turquia, enquanto os dois postulantes ao campeonato travavam uma dura briga, o brasileiro aproveitou sua primeira pole, largou na ponta e dominou a corrida para vencer pela primeira vez.

Ele ainda repetiria a dose algumas semanas depois no GP do Brasil, também com pole e vitória. Com a aposentadoria de Schumacher, Massa passou a dividir a Ferrari com Kimi Raikkonen, que venceu o título de 07. O brasileiro, no entanto, teria sua chance ao brigar pela taça até a curva final em 08, mas perdeu o campeonato por um ponto em uma temporada marcada pelo escândalo de Singapura. Conheça mais detalhes aqui no Projeto Motor.

Comunicar erro

Comentários