Conheça os 10 carros apresentados pelas equipes para a F1 2023

A F1 entra em 2023 no segundo ano de seu novo regulamento, esperando o que as equipes trarão de novidades após uma primeira experiência com os carros de conceito bastante diferente dos anos anteriores e pneus com rodas maiores, de aro 18 polegadas.

Neste artigo, acompanharemos os lançamentos iniciais dos novos modelos dos times da F1, que em seus eventos de início de ano devem mostrar a reestilização de suas pinturas e, em alguns caros, dar as primeiras dicas de como os carros de 2023 devem parecer.

A pré-temporada da F1, quando devemos ver todos os novos modelos de 2023, está marcada para acontecer entre dos dias 23 e 25 de feveiro, no circuito do Bahrein. A abertura do campeonato irá acontecer na mesma pista, em 5 de março.

Alpine

Depois de reconquistar o quarto lugar no campeonato de construtores em 2022, algo que não conseguia desde 2018, quando ainda levava o nome Renault, a Alpine tem a expectativa em 2023 de diminuir a vantagem em relação às três principais equipes do grid da F1 (Red Bull, Ferrari e Mercedes).

Para isso, o time investiu em uma revisão do desenho da suspensão e da aerodinâmica de seu carro, buscando uma evolução importante no novo modelo A523, porém, sem realizar grandes revoluções para não abandonar o que deu certo no monoposto de 2022.  

Com a manutenção de seus principais patrocinadores, a Alpine segue com uma pintura bastante parecida com a da última temporada, mantendo a combinação de seu azul tradicional com o rosa da empresa BWT. Ainda existe, de novo, uma versão com a predominância do rosa para algumas corridas selecionadas.  

O time também tem uma novidade na dupla de pilotos, agora formada por dois franceses. Esteban Ocon permanece para sua terceira temporada, mas depois de perder Fernando Alonso para a Aston Martin e do imbróglio de Oscar Piastri, que depois de anos no programa de desenvolvimento da equipe resolveu romper para correr com pela McLaren, a Alpine apostou na contratação de Pierre Gasly.

A dupla tem um relacionamento de longa data, já que ambos são da mesma geração do automobilismo francês e se enfrentaram em diversas categorias desde o kart.

Otmar Szafnauer segue para seu segundo ano como chefe da equipe, enquanto Matt Harman também permanece como diretor técnico.

Alpine A523

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Carro: A523
Chefe de equipe: Otmar Szafnauer
Diretor técnico: Matt Harman
Motor: Renault
Pilotos: Esteban Ocon e Pierre Gasly

Mercedes

Depois de ficar fora da briga pelo título pela primeira vez em oito anos, a Mercedes quer retornar em 2023. Para isso, porém, não promoveu uma total repaginação de seu carro, como muitos esperavam, mas sim, preferiu o caminho do refinamento do seu conceito único no grid.

O novo modelo da equipe, o W14, pelo menos no seu formato de apresentação, segue com o zeropod, em que os sidepods são bastante estreitos. Mas o carro trouxe claros ajustes e pequenas mudanças que mostram que a Mercedes ainda acredita que pode tirar mais desempenho de sua ideia original.

A tarefa para 2023 não é nada fácil já que, para lutar por vitórias de forma consistente, a equipe precisava não só resolver os vários problemas que surgiram no modelo anterior, o W13, como recuperar o espaço perdido para a Red Bull em desempenho e ainda cobrir uma possível evolução do time austríaco para 2013.

Lewis Hamilton e George Russel seguem os responsáveis por conduzirem os carros da equipe alemã dentro da pista, em uma relação que ainda desperta curiosidades de muitos sobre como os dois seguirão trabalhando em caso de uma disputa interna por mais vitórias e o título. Para controlar essa história toda, a equipe mantém Toto Wolff como chefe da organização.

Chamou ainda a atenção de todos pela escolha do retorno da pintura preta. O layout tinha sido adotado em 2020 e 21 como uma forma de posicionamento contra o racismo por parte do time. Em 22, a Mercedes resolveu retornar com seu tradicional prata, mas, após uma temporada ruim e a introdução de uma nova regulamentação da FIA que tem o objetivo de censurar discursos políticos dos pilotos na F1, a equipe parece que resolveu retomar sua ação anterior para voltar a se posicionar.

Para economizar peso, o time ainda terá partes do carro sem pintura, com apenas a aparência da fibra de carbono a mostra nas laterais e sidepods. A escolha pelo preto no restante do carro também ajuda a diminuir o impacto deste visual.

Mercedes W14

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Carro: W14
Chefe de equipe: Toto Wolff
Chefe da área de chassis: Mike Elliott
Motor: Mercedes
Pilotos: Lewis Hamilton e George Russell

Ferrari

A Ferrari realizou seu lançamento de 2023 com expectativas de não cometer os mesmos erros de 22. A equipe italiana até ensaiou um favoritismo no começo da última temporada, mas com erros de estratégia, de seus pilotos, e falta de desempenho em diversos tipos de circuitos, acabou aos poucos sendo engolida pela Red Bull.

O evento no circuito particular de Fiorano foi um dos mais interessantes desta temporada de lançamentos, já que a Ferrari não só mostrou seu novo carro, como já o colocou para dar suas primeiras voltas em público, com cobertura da imprensa e torcedores na arquibancada.

Para o próximo campeonato, a equipe italiana revelou o novo modelo SF-23 que se por um lado demonstra vir da mesma base de seu antecessor, por outro, traz diversos ajustes aerodinâmicos.  

Algumas dessas mudanças já criaram certo burburinho e podem gerar polêmica, como o projeto da asa dianteira que deve ser questionado por rivais por conta das pequenas aletas. Existem também alterações visíveis no bico, sidepods e as aberturas para o sistema de refrigeração na lateral. A suspensão traseira também possui uma disposição diferente.

Uma das maiores mudanças que a equipe terá em 2023, porém, não está no carro, mas no comando da escuderia. Nesta temporada, o engenheiro Frédéric Vasseur, ex-Sauber-Alfa Romeo, assume o cargo de chefe de equipe substituindo Mattia Binotto.

A dupla de pilotos continua a mesma, com Charles Leclerc e Carlos Sainz lutando pelo protagonismo dentro da equipe.

Ferrari SF-23 de 2023

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Carro: SF-23
Chefe de equipe: Frédéric Vasseur
Chefe da área de chassis: Enrico Cardile
Motor: Ferrari
Pilotos: Charles Leclerc e Carlos Sainz

Aston Martin

A Aston Martin realizou em sua sede, na Inglaterra, o evento de lançamento do terceiro carro da equipe sob o nome da tradicional marca automotiva inglesa, que está completando 110 anos em 2023.

O proprietário do time, e principal acionista da Aston Martin, o empresário Lawrence Stroll fez, como já está se tornando tradição nos lançamentos anuais da equipe, fez um discurso de abertura forte com promessas de novos investimentos e de crescimento para os próximos anos. Mais uma vez, o projeto da nova fábrica, que já está em construção, foi um dos destaques neste segmento.

No momento da apresentação do novo carro, o AMR23, também surgiram no pequeno palco a nova formação de pilotos, com Lance Stroll e Fernando Alonso, que substitui o recém aposentado Sebastian Vettel. O espanhol é uma das grandes apostas da equipe em 2023, com sua experiência e eterna fome por competição e resultados.

O carro também mostrou ser bastante diferente do que vimos no modelo do time em 2022, com mudanças de conceitos bastante explícitas no bico, asa dianteira, sidepods e carenagem sobre o motor.

É óbvio que mais novidades devem ser vistas apenas quando o AMR23 for para a pista na pré-temporada e começar sua preparação para o campeonato, por isso, o modelo ainda deve se diferenciar ainda mais do seu antecessor. O próprio diretor técnico da Aston Martin, Dan Fallows, chegou a dizer que o AMR23 é diferente 95% do carro de 2022.

O ajuste de rota foi necessário após uma temporada bastante decepcionante no primeiro ano do novo regulamento da F1, em que após muito investimento e expectativa, a Aston Martin ficou apenas na sétima posição de construtores com quase um terço dos pontos da quinta colocada, McLaren.

Vale destacar ainda a participação brasileira no time, de Felipe Drugovich, campeão da F2 em 2022 e que assume o cargo de piloto de testes da Aston Martin em 2023. Ele irá dividir os trabalhos com Stoffel Vandoorne, mais experiente após temporadas na F1 por McLaren, como reserva da Mercedes, e titular na F-E.

Aston Martin AMR23 de 2023

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Carro: AMR23
Chefe de equipe: Mike Krack
Diretor Técnico: Dan Fallows
Motor: Mercedes
Pilotos: Fernando Alonso e Lance Stroll

McLaren

Em evento em sua sede, na cidade de Woking, na Inglaterra, a McLaren apresentou o seu novo modelo, o MCL60, batizado como forma de homenagem ao 60º aniversário da equipe fundada por Bruce McLaren, em 1963.

A equipe tenta reverter a queda que viveu nas últimas duas temporadas, em que vem perdendo espaço na classificação do campeonato de construtores desde o terceiro lugar conquistado em 2020, para o quarto em 21 e o quinto em 22.

Mesmo claramente sendo um novo chassi, o carro demonstrado ao público pela McLaren já deve receber diversas alterações na pré-temporada. O novo modelo tem mudanças estruturais visíveis principalmente nos sidepods, porção lateral dos carros que vem sendo bastante explorada por engenheiros no atual regulamento da F1, mas os próprios representantes da escuderia falaram que estão perseguindo melhores resultados do que os apresentados nas últimas simulações.

O evento também serviu para a apresentar o australiano Oscar Piastri, campeão da F3 e F2 e que em um movimento bastante polêmico, decidiu romper com o programa da Alpine em 2022 para se transferir para a McLaren e assumir a vaga do demitido Daniel Ricciardo. Ao lado dele, segue Lando Norris, que fará sua quinta temporada pelo time.

Além disso, a McLaren terá novidade no pitwall. Com a saída de Andreas Seidl para a Sauber-Alfa Romeo (futura Audi), o time passa a ter como chefe de equipe Andrea Stella, que já atuava na organização como diretor de corridas. O americano Zak Brown segue como CEO da empresa.

McLaren MCL60 de 2023

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Carro: MCL60
Chefe de equipe: Andrea Stella
Diretor Técnico: James Key
Motor: Mercedes
Pilotos: Lando Norris e Oscar Piastri

AlphaTauri

Mantendo sua conexão com a moda, já que AlphaTauri, antes de ser nome da equipe B da Red Bull na F1, é o braço neste setor do grupo austríaco, a equipe italiana revelou sua nova pintura durante a Semana Fashion de Nova York, nos Estados Unidos.

O evento aconteceu apenas alguns dias depois da Red Bull também fazer o seu lançamento na cidade americana, porém, aconteceu agora em um sábado à noite, com um estilo mais de festa.

Além de mostrar sua nova pintura, bastante revisada em relação às suas últimas, a AlphaTauri também publicou fotos renderizadas de seu novo modelo de 2023, o AT04, que não revelam muitos dos segredos, porém, deixam claras algumas mudanças em relação ao carro da temporada anterior.

Além disso, a equipe também tem novidade na formação de sua dupla. O japonês Yuki Tsunoda segue com a AlphaTauri pela sua terceira temporada consecutiva, mas passa a ter companhia do holandês Nyck de Vries, que entrou na vaga deixada por Pierre Gasly, agora na Alpine.

Aos 28 anos, o campeão da F2 de 2019 deixa o programa da Mercedes, por quem foi campeão da F-E em 2021 e era piloto de testes na F1, para finalmente ter uma chance como titular na F1, agora dentro do grupo Red Bull.

De Vries, que sempre foi considerado um bom piloto dentro do paddock, conseguiu chamar a atenção de todos quando recebeu sua primeira grande chance na categoria, ao substituir um doente Alex Albon no GP da Itália de 2022 na Williams e mostrar um bom desempenho. Ele largou em oitavo e terminou em nono, marcando dois pontos em sua primeira participação em uma corrida do Mundial.

A expectativa agora é sobre o que a AphaTauri conseguirá alcançar com sua nova dupla e a evolução de seu carro após um 2022 bastante abaixo do que a equipe vinha conseguindo nas temporadas anteriores.

ALPHATAURI AT04 DE 2023

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Carro: AT04
Chefe de equipe: Franz Tost
Diretor Técnico: Jody Egginton
Motor: Red Bull Powertrains (Honda)
Pilotos: Yuki Tsunoda e Nyck de Vries

Alfa Romeo

Depois de Haas, Red Bull e Williams apresentarem apenas suas novas pinturas para 2023, a Alfa Romeo foi o primeiro time a realmente revelar ao mundo o seu modelo com que vai competir na nova temporada.

É claro que o C43 que veio a público nesta terça-feira (07) não deve ter mostrado todas as novidades e soluções aerodinâmicas que terá quando for para a pista, mas já foi possível identificar diversas mudanças em relação ao último carro da equipe, principalmente nos sidepods (mais parecidos com os da Red Bull) e na carenagem sobre o motor.

Além disso, o time ainda apresentou uma pintura bastante diferente da que vinha utilizando nas últimas temporadas. E esta nova identidade visual vai marcar a despedida da Alfa Romeo como parceira da Sauber e, provavelmente, desta nova fase da marca italiana como time na F1.

A relação sempre foi de um patrocínio da Alfa Romeo, enquanto toda operação seguiu sob responsabilidade da Sauber. O contrato termina ao final de 2023 e a equipe suíça já conhece seu futuro, pois se tornará o time de fábrica da Audi na F1 a partir de 2026, com a companhia alemã, inclusive, já se tendo comprado algumas ações da organização.

Alfa Romeo C43

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Enquanto manteve sua dupla de pilotos de 2022, com Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, a Alfa Romeo teve uma mudança importante em seu comando. O time perdeu Frédéric Vasseur, que se transferiu para comandar a Ferrari, e terá agora uma nova estrutura. Andreas Seidl, ex-McLaren, assume como novo CEO (Chefe Executivo da Operação) da empresa, e será o responsável por comandar a transição para a parceria com a Audi.

O braço direito de Seidl na pista será Alessandro Alunni Bravi, que oficialmente não terá o cargo de “chefe de equipe”, mas de “representante da equipe”. De qualquer forma, ele assume a maior parte das tarefas que normalmente cabe para o chefe de equipe e será o líder em pista do time. A direção técnica segue com Jan Monchaux.

Carro: C43
Chefe de equipe: Alessandro Bravi
Diretor Técnico: Jan Monchaux
Motor: Ferrari
Pilotos: Valtteri Bottas e Zhou Guanyu

Williams

A Williams revelou a pintura que irá carregar em seus carros em 2023, com poucas mudanças em relação ao que foi visto na última temporada. O time fez algumas alterações sutis na tonalidade de seu azul, mas preferiu se manter próximo à identidade visual que passou a exibir desde sua compra pelo fundo americano Dorilton.

O evento ainda serviu para anúncio, entre outros parceiros menores, do patrocínio da Gulf, tradicional empresa de óleo e lubrificantes que está presente no automobilismo há muitas décadas. Ao contrário do que aconteceu em outros momentos, como com a McLaren no GP de Mônaco de 2021, as cores da companhia ficarão- por enquanto – restritas ao seu logo estampado no carro e não a alguma pintura especial dos modelos da Williams.

Pintura da Williams para a temporada de 2023 da F1
Pintura da Williams para a temporada de 2023 da F1 (Foto: Williams Racing)

Se o novo carro ainda não foi mostrado, a Williams aproveitou para fazer um lançamento geral de sua equipe, o que incluiu a aparição de representantes de sua academia de pilotos e, principalmente, da dupla titular na F1. Alex Albon segue em 2023 para seu segundo ano no time e terá agora como companheiro o estreante Logan Sargeant, americano de 22 anos que foi quarto colocado na F2 em 2022.

Outra novidade da Williams é a chegada de James Vowles, ex-estrategista da Mercedes, para ser o novo chefe de equipe. Por questão contratuais, no entanto, o dirigente não fez parte do evento porque assume o cargo oficialmente apenas a partir do dia 20 de fevereiro.

Um ponto de alerta, no entanto, é que a um mês do começo da temporada, a Williams ainda não apontou seu novo diretor técnico, já que François-Xavier Demaison foi demitido em dezembro. Isso significa que o novo FW45 não terá influência dos novos chefe de equipe e diretor técnico, sendo desenvolvido, por enquanto, apenas pelo time de engenharia interno que segue na fábrica.

[Atualização] No dia seguinte à apresentação, a Williams divulgou algumas imagens do shakedonwn de seu novo modelo em Silverstone:

Carro: FW45
Chefe de equipe: James Vowles
Projeto: 
Motor: Mercedes
Pilotos: Alex Albon e Logan Sargeant

Red Bull

A Red Bull realizou um grande evento em Nova York de lançamento promocional para a temporada de 2023 da F1. Além do chefe de equipe Christian Horner e os pilotos titulares Max Verstappen e Sergio Pérez, também participou Daniel Ricciardo, que retorna ao time após quatro anos, mas agora como reserva.

Depois de quase uma hora de entrevistas e conversas entre apresentadores e convidados, o time até fez uma demonstração do que seria o seu novo modelo, mas claramente utilizando um modelo de 2022. Em entrevista após o evento, o próprio Max Verstappen admitiu que ainda não viu o novo RB19 de verdade.

Fãs também demonstraram alguma decepção nas redes sociais pela falta de novidades na pintura do carro, para o que muitas vezes esse tipo de evento antes da pré-temporada realmente serve. A principal notícia sobre o assunto acabou sendo que o time irá realizar um concurso para que fãs desenhem as pinturas que serão utilizadas nas três etapas da F1 que acontecerão nos Estados Unidos em 2023, em Miami, Austin e Las Vegas.

Se em termos de lançamento do novo carro de 2023 a Red Bull preferiu esconder o jogo, por outro lado, o evento serviu para o grande anúncio da parceria entre a equipe e a Ford para 2026, quando o novo regulamento de motores entra em vigor. O Projeto Motor já explicou em detalhes esta união em outro artigo.

Carro: RB19
Chefe de equipe: Christian Horner
Projeto: Adrian Newey
Motor: Red Powertrains (Honda)
Pilotos: Max Verstappen e Sergio Pérez

Red Bull realizou evento de lançamento de sua equipe em Nova York
Red Bull realizou evento de lançamento de sua equipe em Nova York (Foto: Mike Coppola/Getty Images/Red Bull Racing)

Haas

Depois de diversos percalços nos últimos anos com seus parceiros comerciais, a equipe americana apresenta para 2023 um novo patrocínio principal. Como de costume, a Haas preferiu em seu lançamento para 2023 mostrar apenas a nova pintura que carregará em carros.

A estrutura do time segue a mesma de 2022, que recebeu diversos reforços vindos da Ferrari, o que inclui a instalação de um novo departamento técnico em Maranello, na Itália. O time seguirá utilizando diversas peças e partes do time italiana, além do motor e caixa de câmbio.

Pintura Haas para 2023

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Kevin Magnussen segue como piloto do time, mas terá agora como companheiro o alemão Nico Hulkenberg, que depois de cinco participações como substituto na Aston Martin/Racing Point desde 2020, volta a competir como titular pela primeira vez desde 2019, quando correu na Renault.

O brasileiro Pietro Fittipaldi também teve seu contrato renovado para 2023 como piloto de testes da Haas.

O novo carro, o VF-23, deve ter sua primeira aparição pública apenas no dia 11 de fevereiro, quando irá realizar o seu shakedown no circuito de Silverstone.

[Atualização] Após dois dias, a Haas divulgou algumas imagens do shakedown de seu novo carro em Silverstone:

Carro: VF-23
Chefe de equipe: Guenther Steiner
Projeto: Simone Resta e Matteo Piraccini
Motor: Ferrari
Pilotos: Kevin Magnussen e Nico Hullenberg

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